Óleo de rícino: um aliado poderoso para sua beleza

by - fevereiro 02, 2018



Também conhecido e chamado de óleo de mamona, o óleo de rícino é extraído das sementes da mamona, espécie chamada Ricinus Communis, bastante comum no Brasil.

Algumas pessoas o conhecem pelo seu uso medicinal, especialmente pelo efeito laxante; outras, pela presença em formulações cosméticas, principalmente em produtos para cabelos. Mas nem todo mundo sabe quais benefícios esse óleo pode oferecer e quais são os cuidados com sua utilização.

 

Aumentar a sobrancelha: 

Basta aplicar o óleo sobre as sobrancelhas e massagear levemente a área, sempre tomando cuidado com os olhos. Depois enxaguar a área. Fazer a aplicação cerca de 3 vezes na semana.

Amacie cutículas

Se você já foi forçado a engolir óleo de rícino quando criança, isto pode ser uma surpresa agradável: o alto teor de vitamina E desse óleo espesso de sabor intragável opera milagres em unhas quebradiças e cutículas maltratadas. E você não precisa beber o óleo. Basta massagear todos os dias as cutículas e unhas com um pouco de óleo de rícino e, em três meses, você terá cutículas maleáveis e unhas saudáveis.

Suavize olhos cansados

Antes de ir para a cama, passe em volta dos olhos óleo de rícino sem cheiro. Passe um pouco nos cílios também, para mantê-los brilhantes. Tome cuidado para não deixar cair óleo nos olhos.

Lubrifique tesouras de cozinha

Use óleo de rícino em vez de óleos derivados do petróleo, que são tóxicos, para lubrificar a tesoura de cozinha e outros utensílios que entram em contato com alimentos.

Faça uma massagem relaxante

O óleo de rícino tem a consistência ideal para ser usado numa massagem relaxante. Para um tratamento especial, aqueça o óleo no fogão ou no micro-ondas em potência média. Tenha cuidado.

Dê vida nova às samambaias

Faça um tônico para samambaias tristonhas misturando 1 colher de sopa de óleo de rícino e 1 colher de sopa de xampu para bebê a 4 xícaras de água morna. Molhe-as com cerca de 3 colheres de sopa do tônico e depois use água pura. As plantas devem estar bem mais animadas quando você tiver usado toda a solução.

Use como condicionador de cabelo ou tônico

Para cabelos saudáveis e brilhantes, misture 2 colheres de chá de óleo de rícino com 1 colher de chá de glicerina e 1 clara de ovo. Massageie os cabelos molhados, espere vários minutos e lave-os bem.
O óleo também pode ser usado para fortalecer os fios e estimular o crescimento saudável. Para isso aplique direto no couro cabeludo, massageie por alguns minutos e enxágue bem.

You May Also Like

0 comentários