#RHMusic - Bandas Escocesas que você tem que ouvir

by - fevereiro 26, 2018

Vista da cidade de Edimburgo, capital da Escócia - Fonte Getty Images

 Além das belissimas paisagens, de monumentos, montanhas e um vasto campo cultural a Escócia exporta talentos para o mundo e hoje eu trago 03 bandas que eu ouço muito e que acredito serem impossíveis de não ouvir e não gostar.

Do pop rock ao folk, estilos que são completamente diferentes porém que se unem pela cultura local de um país que vale a pena visitar , de o play então e se delicie ao som das minhas bandas escocesas favoritas.

Travis

Reconhecida como a banda que abriu as portas para o gênero melódico, que depois estourou com o Coldplay, Travis tem uma sonoridade mais puxada para o violão acústico.

Bandas escocesas - Travis

O grupo surgiu nos corredores da Glasgow Art School no início dos anos 90, mas só ganhou destaque no fim da década, com o hit Why does it always rain on me?, que virou hino dos festivais britânicos (vale ver o videoclipe com paisagens tipicamente escocesas!), e as baladinhas mais alegres que vieram no disco seguinte, como Flowers in the window.


 

Camera Obscura

O grupo Camera Obscura surgiu em 1996, mesmo ano do Belle and Sebastian, e teve seu primeiro disco produzido por Stuart Murdoch em 2001. O estilo romântico, alegre e meio vintage também leva algumas pessoas a compararem as duas bandas de Glasgow, mas às vezes o som me lembra também as americanas Apples in Stereo e Magic Numbers.

Bandas escocesas - Camera Obscura

“Glasgow tem um histórico de bandas que conseguem ser brilhantes sem ser pretenciosas, e eu realmente acredito que o lugar onde você vive influencia no seu processo criativo. Não é como se fosse uma grande panelinha feliz, mas todo mundo se ajuda e colabora. Fizemos um show beneficente [em 2013] e vimos que estava lá o pessoal do Belle e Sebastian, Teenage Fanclub, The Pastels… Saber que eles ainda vêm nos ver faz a gente sentir que está fazendo algo que vale a pena”, disse uma vez em entrevista a tecladista Carey Lander, falecida em 2015.


Sons and Daughters

Mais barulhenta que as outras bandas escocesas da lista, Sons and Daughters surgiu em 2001 como um projeto de Adele Bethel, que tocava com o pessoal do Arab Strab (a banda a que se refere o título do 3º disco de Belle and Sebastian).

Bandas escocesas - Sons and Daughters

O curioso na história do Sons and Daughters é que eles tiveram o álbum de estreia lançado por um selo americano. Pegaram uma entressafra da cena musical de Glasgow – tinham um som bem diferente daquilo que vinha sendo feito nos anos 90 e ainda não tinham a companhia de Franz Ferdinand e outras bandas da “nova geração”. Mas as batidas fortes logo conquistaram espaço nos palcos do UK.


Playlist + Tour em Glasgow

Se você curtiu esse post, confira a playlist Uma viagem indie pela Escócia no Spotify e dê uma olhada nas opções de passeios guiados Glasgow Music City Tours, um jeito legal de conhecer os lugares onde o rock alternativo escocês aconteceu 🙂

You May Also Like

0 comentários