Novidades do Instagram, de GIF a notificação de Screenshots

by - janeiro 19, 2018



Mais uma semana, mais uma leva de novidades na rede social fotográfica favorita de todo mundo (ou não). O Instagram está recebendo mais alguns recursos, alguns deles pedidos por um total de zero pessoas, e vamos dar uma olhada neles nos próximos parágrafos.

Primeiramente, o WABetaInfo — site que dedica-se a informar novos recursos do WhatsApp, mas parece estar se expandindo — relata que a rede social incorporará mais um modo na sua copiada, digo, ubíqua ferramenta de Histórias. A função “Type” (“digite”) focar-se-á, como o próprio nome já diz, em mensagens escritas, colocando um plano de fundo sólido para dar destaque a suas frases ou pequenos textos.




Existem alguns visuais diferentes (um deles, denominado Typewriter, simula uma máquina de escrever e é bem elegante) e é possível também colocar uma foto de fundo — com um filtro bem pesado para não ofuscar o texto — no lugar das imagens padrão. Também dá para mencionar outros usuários nos seus textos, e eles poderão repostar o conteúdo em suas próprias contas ao longo das 24 horas em que ele estiver disponível.

Outra futura novidade encontrada pelo site pode ser um pouco desanimadora para os stalkers e esquisitões de plantão: em breve, a rede avisará quando uma screenshot for realizada de alguma das suas histórias. Atualmente, a rede faz isso somente quando um usuário captura a tela de uma conversa ou conteúdo mandado via Direct, mas agora o recurso vai se expandir para as histórias públicas, também.


Por algum motivo, entretanto, o Instagram notificará o usuário somente depois que você fizer a segunda screenshot de um conteúdo dele — a primeira continua sendo por conta da casa. O que, na minha cabeça, não faz sentido — mas pra que questionar, não é mesmo?

Os dois recursos acima ainda estão em fase de testes e podem demorar semanas ou meses para serem amplamente disponibilizados; os dois seguintes, por sua vez, já estão sendo liberados para o público agora mesmo. O primeiro deles é uma pequena mudança no Direct, serviço de mensagens instantâneas do Instagram, que mostrará o status de atividade dos seus contatos da mesma forma que já ocorre no WhatsApp ou no Facebook Messenger.

Quando você abrir sua lista de conversas, abaixo do nome dos contatos recentes aparecerá não mais um trecho da última mensagem, e sim seu status — por exemplo, “Online agora” ou “Online há 5 minutos”. É possível, como nos outros mensageiros do Facebook, desativar essa opção nas configurações, o que significa que nem as outras pessoas poderão ver seu status nem você poderá ver os delas. Não foi a gente que pediu, isso eu posso confirmar.

Por fim, o TechCrunch informa que o Instagram está fazendo uma parceria com o GIPHY para a inclusão de GIFs com fundo transparente nas histórias. Os elementos poderão ser incluídos nas suas fotos ou vídeos como se fossem adesivos comuns, e o catálogo foi especialmente curado para não apresentar resultados ofensivos ou inapropriados (o que já aconteceu no iMessage, com resultados… inomináveis).


E aí, o que acharam das novidades? Divertidas ou apenas mais um passo para a orkutização do Instagram?  





You May Also Like

0 comentários