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Porque Inchamos no Verão?


Bom antes de mais nada é preciso saber que cerca de 70% do nosso corpo é composto de líquidos e quase um terço deste total é extracelular? Ou seja, esta do lado de fora  das células do nosso corpo. Ou seja, teoricamente, quanto mais líquidos tomamos, mais líquido teremos no organismo, e no verão, além de ingerirmos mais líquidos por conta da hidratação, há uma maior dilação natural dos vasos sanguíneos.

Então, por que nosso corpo incha mais no verão?



No verão, é mais fácil a gente acabar consumindo mais bebidas, sucos, drinks e frutas refrescantes que em outra época do ano. Por conta da quantidade de líquidos de ingerimos no calor, a justificativa mais simples e direta para o fato de incharmos mais no nessa temporada é que o rim não dá conta de eliminar todo o líquido que consumimos em excesso.

Além disso, como as pessoas ficam mais indispostas por conta do calor, também acabam se mexendo menos. Assim, seu organismo também fica mais preguiçoso fazendo o metabolismo e a circulação dos líquidos não fluírem tão bem.

Outro fato consumado é que no calor, para manter a temperatura corpórea estável, os vasos se dilatam fazendo com que haja um extravasamento de líquidos. Ou seja, os vasos sanguíneos ficam mais dilatados e, com isso, uma maior quantidade de líquido sai para o espaço entre as células e se acumula. É como um mecanismo de defesa do organismo para baixar a temperatura interna do corpo e ajudá-lo a suportar o calor do ambiente.

Como prevenir ou minimizar o inchaço no verão?

1 - Mantenha-se ativo. Você não precisa fazer exercícios rigorosos no calor para se beneficiar deles. Caminhar é uma ótima maneira de prevenir o inchaço porque é um trabalho cardiovascular suficiente para fazer seu sangue circular. Esse fluxo sanguíneo constante é o que vai evitar o inchaço. 30 minutos de caminhada diária é uma boa quantidade de tempo com a qual começar.
  • Se você já se exercita regularmente, continue com a rotina. A consistência será essencial para manter seu corpo regulado.
  • Caso precise permanecer em algum lugar por muito tempo, levante-se e movimente-se. Evite ficar sentado ou parado de pé por longos períodos de tempo, pois isso levará a um inchaço nos seus pés.
2 - Use roupas que promovam a circulação. Evite as peças de algodão no calor, pois esse material retém a umidade e só deixa você mais quente. Vista peças de compressão para ajudar os vasos a trabalharem adequadamente.
  • Procure por roupas que contenham fibras Celliant. A Reebok, a Adidas e a Saucony são marcas populares que usam bastante esse material, uma fibra que redireciona a energia reciclada de volta para o corpo, aumentando a circulação sanguínea e os níveis de oxigênio no sangue.
  • Para ficar com uma aparência mais profissional, você pode comprar meias de compressão, que aumentam o fluxo de sangue. Pode adquirir também mangas de compressão que caibam nos seus braços e usá-las por baixo da camiseta.
3 -Fique dentro de casa. Se for possível, permaneça em ambientes fechados durante o dia, especialmente à tarde, que geralmente é o período mais quente. Dependendo de onde você mora, pode ser que não esfrie à noite. Faça as atividades externas durante a manhã.

4 -Mantenha-se hidratado. Um organismo bem hidratado tem menos chance de reter água. Beba pelo menos 900 a 1500 ml de água por dia para manter as células limpas. Se pretende fazer exercícios ou estiver grávida, será necessário tomar mais água todos os dias

5 - Fique longe das bebidas desidratantes. Os líquidos com muita cafeína desidratam e promovem o inchaço. Afaste-se de cafés e chás e substitua-os por água aromatizada caso esteja procurando por alguma coisa com um pouco de sabor.

6 - É muito importante que a dieta tenha pouco sal, menos do que 1 colher de chá. Esse mineral estimula o inchaço, e portanto a redução dele na dieta diminuirá o problema. Evite alimentos como batatas fritas e amendoins salgados, não coloque sal na comida ao cozinhar e não salgue as refeições na mesa. 

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