Novidades
recent

Entenda a colorimetria e descubra a sua importância


A colorimetria é o estudo das cores naturais de pelos e cabelos nos seres humanos e da combinação de elementos para a modificação dessa cor.
Para a pigmentação das sobrancelhas, saber o seu princípio é extremamente importante para que possa chegar à cor ideal para cada pessoa, harmonizando com seu tom de pele e cabelos, e para que não proporcione resultados artificiais.

Entenda a colorimetria e descubra a sua importância

Todas as cores são criadas a partir de três cores primárias: o azul, o vermelho e o amarelo. Elas são chamadas de primárias, porque não podem ser criadas a partir de outras cores; elas existem na natureza e também podem ser encontradas no nosso organismo.

O pigmento azul no nosso organismo é encontrado na eumelanina, o vermelho na tricosiderina e o amarelo na feumelanina.

Ao aplicar uma coloração em uma pessoa, é preciso levar em conta a coloração natural que ela já tem, pois em contato com as quantidades dos pigmentos naturais presentes no organismo, haverá uma modificação, e é por esse motivo que tinturas não ficam exatamente iguais em todas as pessoas.
Relembrando a combinação de cores que estudamos na escola, a mistura entre o azul e o vermelho, resultam no roxo. Misturando o vermelho com o amarelo, teremos a cor laranja. Já o azul com o amarelo, resultam em verde.

Logo, o roxo, laranja e verde, são cores secundárias, e a partir dessas, podemos criar cores terciárias.
Quando o objetivo é mudar o tom dos fios da sobrancelha ou corrigir para que a sobrancelha fique melhor destacada, bonita e natural, é a partir da mistura de cores que isso será feito.
Para exemplificar, imagine que uma sobrancelha está amarelada e o objetivo é neutralizar essa cor. A neutralização ocorre a partir do marrom e para chegar até ele, basta misturar a cor secundária violeta (ou roxo) com o amarelo.

Já para corrigir o tom alaranjado, usa-se a cor azul, que com o laranja, também resulta no marrom, que é a solução para a correção das cores.

Cada pessoa possui uma base de cor e podemos separá-las em dois grupos, que são as pessoas de base quente e as de base fria.

As pessoas de base quente normalmente são as de pele branca e as de cabelos loiros, e para ter certeza disso é preciso conhecer alguns fatores. Geralmente elas tem a mucosa labial em tom vermelho, assim como a aréola dos seios e que também ficam com a pele avermelhada quando tomam muito sol.

Enquanto que as de base fria ocorrem geralmente em pessoas de pele negra, quando a mucosa labial, a aréola e ao tomar sol é visível uma cor arroxeada.

Já as pessoas orientais, mesmo que possuam a pele branca, podem estar inclusas no grupo de base fria.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.