Novidades
recent

#PAPODEHOMEM - 7 Tendências de Barbas e Bigodes

Sim pasmem, cada tipo de barba e bigode tem um nome – além claro da sua forma carinhosa de chamar a sua - então para ajudar vamos conhecer e aprender a estilizar os mais diversos modelos.

 

1 – Chinstrap


Conhecido também como faixa de queixo, o estilo é caracterizado por ter barba e bigode separados. Ela é raspada na lateral, mantendo apenas a área do contorno, do queixo até a costeleta. Quem apostou no modelo foram os atores Caio Castro e Johnny Depp, além de Zac Efron. Ideal para homens de rosto quadrado ou triangular. Mas é preciso raspar os pelos com certa frequência para mantê-lo bonito.

COMO FAZER: aplique creme de barbear em toda a face. Remova apenas uma linha do maxilar, como guia. Se o cliente preferir, você pode deixar com mais ou menos pelos. Raspe as áreas do rosto, tomando cuidado com a parte já raspada. Mantenha o bigode, mas remova a ligação com a barba.

2 – Cavanhaque

 

Estilo composto por uma ligação entre barba e bigode na região do queixo, que pode ser mais grosso ou fino, mais ralo ou cheio, variando de acordo com a preferência do cliente. Fica melhor em homens com rosto redondo, como os atores John Travolta, Dwayne Johnson, Jeff Bridges e Cuba Gooding Jr.

COMO FAZER: a barba precisa estar crescida para ser aparada. Defina os limites do bigode e da barbicha embaixo da boca. É bom ficar atento para o tamanho do bigodón, que deve passar até um dedo do lábio inferior. A barba vai da dobra do queixo até a boca e mede mais ou menos dois dedos de largura. Penteie e finalize com pomada ou gel.

3 – Chevron moustache


Difícil esquecer o bigode farto do cantor Freddie Mercury, vocalista da banda Queen. Hit dos anos 1980, o estilo volumoso que preenche toda a região acima do lábio conquistou também os atores Brad Pitt, Tom Hanks e Eriberto Leão, que arriscaram o visual clássico. Indicado para homens de rosto quadrado e anguloso, já que marca bem as expressões. Só é possível reproduzir a técnica em quem tem bigode ou barba espessa.

COMO FAZER: penteie antes de iniciar. Defina as linhas de corte dos pelos marcando a altura do lábio inferior, logo abaixo da curva do canto da boca. Retire todo o excesso ao redor e a barba, se tiver. Alinhe o bigode novamente e apare com a tesoura. Finalize com pomada.

4 – Latin lover

 

Lembra muito um cavanhaque, mas com diferenças sutis: não tem pelos nas laterais da boca, realçando o bigode e o cavanhaque, que é mais curto. Perfeito para quem tem rosto triangular ou quadrado, como os atores Johnny Depp, Jason Ritter e Colin Farrell.

COMO FAZER: retire a barba das laterais, deixando apenas os fios do queixo, como no cavanhaque. Raspe o excesso abaixo do lábio inferior, mantendo o meio, que pode ou não estar ligado com a barbicha. Vale a pena passar uma boa cera no bigode para realçar a região e uma loção no corte do queixo. Fica mais fácil modelar esse estilo em homens com barba já crescida.

5 – Handlebar


 

Quem não se lembra da imagem clássica de Salvador Dalí, com seu bigode de pontas torcidas? O famoso estilo tem fios mais longos e enrolados nas laterais da boca, nos lábios superiores. Homens com personalidade mais alternativa e descolada são adeptos do look, como os atores Gabriel Leone e Felipe de Carolis. Já Robert Pattinson deixou o bigodón para interpretar Dalí jovem no cinema. Indicado para rostos quadrados.

COMO FAZER: penteie antes de iniciar e defina as linhas de corte dos pelos alinhando na altura do lábio inferior, logo abaixo da curva do canto da boca. Retire toda a barba, deixando apenas o bigode. Enrole os fios da ponta e levante com pomada.

6 – Modelada


 

Conhecida por ser a barba certinha, ou lowcut, os fios da barba e bigode são sempre baixos e aparados, a linha do queixo é bem definida e não há pelos no pescoço e em parte da bochecha. Adeptos do estilo que estará em alta neste ano: Cauã Reymond, Ryan Reynolds, Chris Hemsworth e Chris Pine. Ideal para rostos de formato redondo ou quadrado.

COMO FAZER: barbear a maçã do rosto, deixando a barba mais baixa, e retirar todos os pelos do pescoço, mantendo apenas o maxilar. Se os fios estiverem muito altos, apare com máquina de corte 1 ou 2, de acordo com a preferência do cliente.

7 – Ferradura

 

O nome já diz tudo: um bigode que termina aberto na parte do queixo, para os dois lados. Conhecido como horseshoe ou “bigode de mexicano”, ele agrada ao ator Hulk Hogan e ao ex-jogador de vôlei Giba. Indicado para homens de rosto redondo ou angulares e de comprimento pequeno a médio.

COMO FAZER: barbeie as bochechas, menos a área ao redor do bigode, até o queixo em ambos os lados. Raspe também o centro do queixo, deixando os fios que vem do lábio superior. Dê um toque final com uma tesoura para criar uma linha perfeita.

Dicas preciosas:

Sempre aparada
Um dos segredos para ter a barba bonita é manter os fios no lugar certo – e raspar os excedentes. O ideal é usar a navalha com lâminas afiadas para cortar e modelar com a tesoura pelos que estiverem maiores do que os outros. Indique aos clientes a lavagem duas vezes por semana com xampu ou sabonetes especiais para manter a higiene e retirar odores de cigarro. Os cabelinhos mais rebeldes podem ser domados com pomadas ou ceras.

Óleo: essencial
Um aliado dos barbudos é o óleo para a barba, pois ajuda a repor os nutrientes dos pelos, garante a hidratação correta e ainda evita que as escamas se abram, embaraçando os fios. Mas não deve ser aplicado na raiz para não deixar a pele oleosa ou acneica. O ideal é passar algumas gotinhas e massagear bem uma vez por semana.

Texto: Katia Deutner (edição para web: Patricia Santos)
Fotos: Shutterstock e divulgação (TV Globo)
Fonte: UOL

 

 


 

 


 

 

 


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.