Novidades
recent

O DIA DAS BOAS AÇÕES 2017




O Brasil recebe, nos dias 1 e 2 de abril, a segunda edição do Dias das Boas Ações, movimento global que tem o objetivo de despertar nas pessoas o engajamento em diferentes causas sociais.

Realizado no país pelo Atados, o Dia das Boas Ações está presente em mais de 70 países de todo o mundo. No Brasil, a primeira edição aconteceu em 2016 e trouxe dois dias de atividades distribuídas por mais de 40 cidades, beneficiando mais de 40 mil pessoas em quase 300 iniciativas.

Esse ano, com patrocínio da AMA – água mineral cujo lucro da venda é 100% revertido para projetos de acesso à água potável no semiárido brasileiro – e produção da Muda Cultural, no domingo (02/04), três eventos com atrações artísticas e culturais, gratuitos para todas as idades, acontecerão simultaneamente nas cidades de São Paulo, no Parque do Ibirapuera, Rio de Janeiro, no Parque Garota de Ipanema, Brasília, no Parque da Cidade, e Salvador, na Nossa Casa Colaborativa – Rio Vermelho.

Será um dia para fortalecer e celebrar o que já tem sido feito por milhares de pessoas, ligadas à organizações sociais ou não. “Queremos gerar oportunidades de engajamento em causas sociais, despertando o sentimento de coletividade, para mostrar que gerar impactos positivos na vida das pessoas pode começar com um gesto simples”, explica Nina Scheliga, uma das coordenadoras do evento.

Em São Paulo, uma programação para toda a família contará com espetáculos como Gigantes do Ar, da Cia Pia Fraus, Barbatuquices, do Barbatuques, Cia Ballet de Cegos, com Fernanda Bianchini, e a Sambada do Instituto Brincante com a participação especial do Antônio Nóbrega no palco principal. Enquanto isso, haverá tendas temáticas de sustentabilidade, diversidade e educação, com oficinas de organizações que atuam nessas áreas e atrações como: teatro com Refugo Urbano, da Trupe DuNavô, e Zôo-Ilógico, da Cia Truks, Slam das Minas e Sarau do Binho, entre outras.

No Rio de Janeiro, o palco principal vai receber Terreirada Cearense, Grupo do Passinho e o Encontro de Corais Harmonicanto, Smile Train e Uma Só Voz (que é formado por pessoas em situaçãoo de rua) e espetáculo circense do Unicirco Marcos Frota. No espaço criança, os pequenos terão uma programação especial com o Teatro Lambe Lambe, Corre Cutia e oficina de malabares. Ainda terá atrações nos espaços Animal (com feira de adoção), de Sustentabilidade (com debates promovidos pelo projeto #Colabora), Consciência (com meditação e dança) e Feminismo (com participação do Meu Rio e Todas por Todas). Ainda, no espaço Gastronomia, terá opções de comida com a Favela Gourmet, com Mulheres Empreendedoras de Favela, da Asplande, e Refoodgees, com gastronomia de refugiados.

Em Brasília, o palco principal será ocupado pelos grupos musicais Duo Alvenaria, Banda Tiju, Cantigas Boleráveis, entre outros. No espaço cênicas e danças irá acontecer diversas apresentações circenses, show de comédia e espetáculo de balé. Também haverá painéis com discussões sobre representatividade feminina, autismo e voluntariado e profissões no terceiro setor. O público ainda terá mais de 30 opções de alimentação no Espaço Gastronômico, com foodtrucks e chefs.

Salvador também irá receber uma programação no dia 02/04, com Capoeira do Terreiro de Jesus, apresentação de dança do Grupo Mistura e Convidados e percussão com Alas ADALABMIT.

Um dia antes, no sábado, 01/04, em São Paulo, haverá uma programação especial na Casa de Cultura Campo Limpo, Casa de Cultura Brasilândia e Casa de Cultura Vila Guilherme, a partir das 14h, com música, dança e saraus.

Boas Ações


Além disso, também no sábado, ONGs e entidades oferecem ações que serão realizadas simultaneamente em todo o Brasil, com a intenção de reunir cerca de 10 mil voluntários em quase 200 atividades distribuídas por dezenas de cidades brasileiras. Pessoas podem se voluntariar, pelo site www.diadasboasacoes.com.br, para ações e atividades que vão desde oficinas gratuitas até distribuição de flores, incluindo criação de hortas comunitárias e doação de roupas e de alimentos, entre outras.

No Rio de Janeiro, entre as ações, as pessoas podem colaborar com a melhoria e instalação de postes solares em uma praça na Rocinha e com a limpeza do Arpoador (cada uma com necessidade de 100 voluntários); em São Paulo, haverá um passeio  guiado reconhecendo árvores e uma visita a abrigos de idosos e crianças; enquanto isso, em Brasília, será realizado um jantar gourmet para pessoas em situação de rua e um piquenique com refugiados.

Cisternas e água para o semiárido


Uma ação especial irá proporcionar, durante as próximas semanas, a construção de uma cisterna de 52 mil litros em uma creche na cidade de Barreira, no Ceará. E no sábado (1º de abril) um mutirão de limpeza, envolvendo 200 voluntários, será realizado em uma região de Fortaleza, uma parceria entre Limpa Brasil e SEUMA (Secretaria de Urbanismo e Meio Ambiente).  

 
Dia das Boas Ações

O Dia das Boas Ações (Good Deeds Day) é um movimento global de voluntariado presente em mais de 70 países, idealizado pela filantropa Shari Arison, com o princípio de que “cada pessoa pode fazer uma boa ação e criar um impacto positivo”. Sua primeira edição foi em 2007, em Israel, e foi realizado pela organização não governamental Ruach Tova. No Brasil, é realizado pelo Atados e produzido pela Muda Cultural, com patrocínio da AMA. www.diadasboasacoes.com.br

Sobre a AMA
A água AMA começou a nascer no fim de 2015, quando o time de sustentabilidade da Ambev deu início à busca por um novo projeto para expandir seus programas de preservação e uso consciente de água. Depois de reunir diversas áreas da empresa e fazer uma parceria com o Yunus Corporate Action Tank, promovido pela Yunus Negócios Sociais, que estimula as empresas a pensarem em negócios que já nascem para resolver um problema social, surgiu a ideia de criar uma água engarrafada que tivesse 100% dos lucros investidos no acesso à água potável. De forma totalmente transparente, todas as etapas do projeto AMA são apresentados por meio de uma plataforma digital (www.aguaama.com.br) com todas as informações do produto, prestação de contas periódicas sobre o lucro obtido com as vendas, investimentos e andamento de cada projeto.

Muda Cultural
A Muda Cultural visa qualificar a experiência de vida das pessoas e expandir suas potencialidades por meio da arte e da cultura. Há dez anos, atua na concepção e realização de eventos e no desenvolvimento de projetos culturais, agindo como elo entre marcas e seus públicos de interesse, com concepção de ideias, curadoria de conteúdos e planejamento. www.mudacultural.com.br

Atados
O Atados é uma iniciativa social que conecta pessoas e organizações, facilitando o engajamento em diversas oportunidades de voluntariado. Sua principal frente é a plataforma online www.atados.com.br, que conta com mais de 900 ONGs cadastradas e 60 mil usuários.

Serviço
Dia das Boas Ações 2017
Quando: 1º e 2 de abril
Mais informações: www.diadasboasacoes.com.br
Todas as atividades são gratuitas

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.