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Novembro Azul – 9 dicas para prevenção do câncer de próstata


 

Novembro Azul é um alerta para o Câncer de Próstata, para os homens e para mulheres que amam e cuidam dos homens.


As mulheres possuem um papel muito importante nessa campanha, pois sabemos que nosso apoio é essencial para que os homens cuidem de sua saúde como se deve. Na cultura Brasileira são as mulheres que cuidam dos homens desde infância em relação a sua alimentação e prevenção.

A próstata é um órgão situado abaixo da bexiga e sua função é produzir sêmen. O CDC relata que o câncer de próstata é o segundo tumor maligno mais frequente que afeta homens. Conforme os homens envelhecem e o risco de desenvolver câncer aumenta.

Não há nenhuma maneira definitiva de parar ou prevenir o câncer de próstata, mas há certas mudanças em sua dieta que você pode fazer, a fim de diminuir o risco. Aqui está uma lista de mudanças na dieta de saúde benéficas podendo começar a optar:

1. Tomates e outros alimentos vermelhos
Alimentos vermelhos como tomates, melancias e assim por diante contêm uma célula poderosa chamada composto licopeno. Estudos mostram que homens que comem mais legumes e frutas têm um risco menor de desenvolver câncer de próstata do que aqueles que não fazem.

Comer tomates cozidos torna mais fácil para o seu corpo reter o licopeno e também foi notado que os tomates mais vermelhos têm maiores quantidades deste composto. Então, sempre escolha o vermelho mais maduro ao invés de tomates, porque o nível de licopeno aumenta à medida que o tomate amadurece.

2. O poder de frutas e vegetais
Comer frutas e legumes pode ser muito benéfico à saúde quando se trata de câncer de próstata, pois eles contêm muitas vitaminas e suplementos que podem diminuir o risco de desenvolver esta doença.

Vegetais verdes ajudam seu corpo a quebrar o agente do câncer por causa de sua composição. Suplementos também pode ser uma boa escolha quando se tenta reduzir a disseminação do câncer.

3. Coma Peixe
Estamos familiarizados com os benefícios do Ômega 3 gorduras insaturadas, mas talvez você não sabe que eles podem reduzir o risco de câncer de próstata. Essas gorduras insaturadas são altamente presentes em certos tipos de peixes como a sardinha, cavala, truta e salmão.

Um estudo reparou os efeitos de uma dieta rica em gorduras insaturadas e seus efeitos sobre o crescimento do câncer de próstata.
Foi demonstrado que ele pode retardar significativamente o crescimento e desenvolvimento de células malignas, e nós sabemos que é muito mais fácil tratar o câncer antes que se espalhe.

4. Soja e chá
Foi relatado que um suplemento chamado isoflavona pode diminuir o risco de tumor de próstata. Você pode aumentar sua ingestão de isoflavonas por comer os seguintes alimentos:
- Tofu (produzido usando soja)
- Grão de bico
- Lentilhas
- Brotos de alfafa
- Amendoins
- O chá verde também tem sido relatado para reduzir o risco de câncer da próstata por vários estudos.

5. O papel da gordura
Estudos têm mostrado uma ligação entre gorduras animais e um aumento do risco de câncer de próstata. Além de carne, você pode encontrar gorduras animais na manteiga, leite, produtos lácteos e assim por diante. Tente substituir as gorduras animais com gorduras à base de plantas, sempre que possível:
Tente os seguintes alimentos para a ingestão de gordura saudável:

- Azeite em vez de manteiga
- Frutas em vez de doces
- Vegetais orgânicos frescos ao invés de alimentos processados
- Nozes e sementes em vez de produtos lácteos
Ao cozinhar tente evitar queimaduras a carne porque pode criar agentes causadores de câncer.

6. Pare de fumar
Os fumantes têm uma maior probabilidade de recorrência do câncer de próstata, bem como desenvolver um tipo mais agressivo de câncer.
Se você é um fumante saiba que não é tarde para parar. A ACS mostra que pacientes que pararam de fumar a dez anos ou mais tinham o mesmo risco de mortalidade que os pacientes que nunca fumaram.

Foram realizados estudos que mostraram que os baixos níveis de ácido fólico no sangue aumentam o risco de câncer. Você pode aumentar seus níveis de folato por comer mais verduras, feijão e suco de laranja.
Mas ser aconselhados a não substituir a fonte natural de ácido fólico com suplementos de ácido fólico, uma vez que pode aumentar o risco de câncer.

7. A importância dos exercícios
Quando se trata de um exercício para uma vida mais saudável é extremamente importante. Ele pode melhorar o seu metabolismo e aumentar a massa muscular. Tente as seguintes rotinas:
- Caminhada
- Corrida
- Ciclismo
- Natação

As atividades físicas não tem precisa serem chatas. Alterar atividades e fazê-la com os amigos, é sempre mais divertido.

8. Fale com o seu médico
Consulte o seu médico se você está preocupado com o risco de câncer de próstata. Você deve discutir os seguintes pontos com o seu médico:
- O que os testes de triagem médica você deve ter como você idade;
- Histórico familiar de câncer;
- Recomendações dietéticas.
Consulte o seu médico se você está planejando para iniciar um novo trabalho fora regime ou você está enfrentando algum dos seguintes sintomas:
- Desconforto em qualquer lugar em suas áreas pélvicas ou retal;
- Dificuldade para urinar;
- Sangue na urina ou sêmen.

9. Estilo saudável
Manter um estilo de vida saudável e chave para evitar doenças e viver com qualidade, segundo a pesquisadora Rosi Feliciano o segredo está em fazer o programa completo todos os dias: hidratação, dieta, exercício e sono.
Ter um peso saudável é muito importante, a obesidade aumenta o risco para vários tipos de cancer maligno e benigno e outras doenças, por isso muitas pessoas que estão acima do peso utilizam-se de recursos como dietas para emagrecer e para resultado em longo prazo a reeducação alimentar.

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