Header Ads

#
Novidades
recent

Blazer ou paletó? Quais as diferenças?

Bom dia meninas e meninos do meu Brasil varonil (como diria o saudoso Zé Bonitinho - RIP) , tudo bem com vocês?

Outro dia cá estava eu conversando com um amigo e eis que eu solto: 

-Nossa que paletó lindo! 

E ele respondeu 

-Não é um paletó! Mais um Blazer! 

🤔 Oi? como assim? Não são a mesma coisa? 🙀

Pois é amados meus não são, mas aí como bom menino que eu sou e para que vocês não paguem mico como eu, pesquisei bastante fui atrás de bons entendedores do assunto é agora vou mostrar para vocês as principais diferenças entre um e outro e como identificar pra não dar bola fora #nénon 

Terno

Para que seja possível entender as diferenças entre cada um deles é necessário falar primeiro do terno, porque foi a partir dele que nasceram todas as outras peças, porém na verdade o terno em si  não é uma peça. O terno na verdade é tum traje composto por três peças: calça, paletó e colete.
Claro que ele deve ser acompanhado de camisa, gravata e sapato. Hoje em dia, o terno é muito usado para trabalhos mais formais ou festas que exijam uma apresentação mais formal. 
O terno é o traje completo formado por paletó, colete e calça.

Paletó

Olha só onde vamos começar a entrar, como foi explicado antes, o paletó é a parte de cima do terno, e é uma peça extremamente formal, mas pouco modelada ao corpo, ou seja não mostra as "curvas" do seu corpo feiticismo na academia ou pela boa genética que Deus lhe deu, a não ser claro os chamados "Slim Fit" que são uma modelagem mais moderna e recente que se ajusta ao corpo (sou adepto deles), e ele  pode ser encontrado em diferentes cores para eventos durante a noite ou para o dia.
O paletó sempre precisa ser acompanhado de uma camisa social e calça da mesma cor e tecido. Ele é uma peça bem rígida que não permite muitas variações nesse ponto. Sempre bem alinhado e mais sério.
Paletó é uma peça que compõe o terno com calça e colete.

Blazer

O blazer, então o Blazer rs, é a peça menos formal de todas essas que estamos falando aqui. Ele é uma variação menos formal do paletó, que são peças bem parecidas, mas o blazer é mais despojado, podendo ser encontrado em diferentes cores e tecidos.
Diferente dos paletós, o blazer é comprado em peças avulsas, não segue um padrão de corte e pode ser usado em visuais informais, inclusive com calça jeans e chino. Por isso ele é a melhor opção para um esporte fino, mas evite as calças jeans e chino neste caso.
Uma ideia bem jovem é usar o blazer no dia a dia com camiseta, que dá esse ar mais "cool" e despojado ao nosso visual, adoro usar ele com uma brasiquinha branca jeans e tênis por sinal).
O blazer é uma peça mais despojada que pode ser usada com calças jeans e chino.

Smoking ou Black Tie

 Já o Smoking, também chamado de Black Tie( sim aquel traje que vem em inúmeros convites de eventos e cerimônias que você não sabia qual era) , é o visual mais formal de todos e, por isso, muito escolhido por artistas em grandes premiações da música e do cinema, como o Oscar.
Esse é um visual composto por calça, paletó e gravata borboleta. Porém, o paletó do smoking tem uma diferença essencial para o paletó do terno. No smoking, a lapela é de cetim, o que dá um ar muito elegante para o visual. Normalmente, esse traje é encontrado apenas no preto. Hoje, já é possível achar smokings coloridos, mas sempre com a lapela em cetim preto.
Smoking, ou Black Tie, é uma paletó muito mais elegante para eventos bem formais.





14 comentários:

  1. Eu também achava que era tudo a mesma coisa, pra mim era tudo terno hahaha
    Agora já aprendi a diferença, adorei o post

    ResponderExcluir
  2. Amo todas as opções! Mas confesso que acho homem de blazer tão <3

    Beijo!
    Cami.

    www.delamila.com

    ResponderExcluir
  3. Eu achava que era tudo a mesma coisa. auhsuahsu Adorei o post, mas vou ter que ler mais algumas vezes para poder lembrar a diferença. aushaus

    ResponderExcluir
  4. Super detalhado, com ótimos exemplos visuais! Eu sabia que tinha diferenças entre eles porém não sabia especificá-las... Adorei o post pois realmente aprendi algo a partir daqui :D
    Beijo,
    www.setevidasfelinas.com.br

    ResponderExcluir
  5. Confesso que eu não sabia a diferença e adorei o post, ficou incrível, parabéns pelas explicações.

    ResponderExcluir
  6. Juro pra ti, que só sabia a diferença entre paletó e smoking, muito legal o seu post bem didático. O meu favorito é o blazer ♥

    www.vitrolanavitrine.com

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante seu post, eu mesma não sabia a diferença entre eles e achava que era tudo igual hehehe
    Beijos,

    Amanda
    http://talesandtalks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Pra mim era tudo a mesma coisa haha. Teu post tirou as minhas dúvidas, parabéns!


    www.gauchice.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Mais um post de utilidade pública escrito por você. Eu também achava que era tudo a mesma coisa! hahaha Ainda pensava: "ser homem é muito fácil, coloca um terno e tá pronto pra tudo", aff que mico... kkkk Mas ta bom, agora eu aprendi a usar os termos certos. Obrigada pela dica!
    Abraços
    Tamara

    Blog Tamaravilhosamente

    ResponderExcluir
  10. Não sabia dessa diferença entre paletó e blazer, eu nunca tinha parado pra pensar, mas depois de ler seu post tudo fez sentido, achei bem útil, porque quando for comprar roupa pro meu namorado não vou falar basteira.
    Beijos!
    Vita Insanis

    ResponderExcluir
  11. Que legal, conteúdo muito informativo, gostei muito da explicação, eu sou apaixonada por blazers, gosto, também, das inovações com o terno, os red capert estão mostrando novas nuances do traje.

    www.cantinhob.com

    ResponderExcluir
  12. Primeiro: eu amo blogs masculinos! Acho incrivel! Eu tb achava q era tudo a mesma coisa kkkkk. Mas a tua explicação foi bem direta. Achei maravilhosoo! Parabens pelo blog.

    ResponderExcluir
  13. Eu achava que era tudo a mesma coisa, aliás, adoro blogs masculinos, acho incrível! Adorei a explicação, tudo muito bem detalhado, e amei os modelos das fotos. hihi

    ResponderExcluir
  14. Sempre confundi terno com paletó!
    Agora esclarecido! rs

    ResponderExcluir

Tecnologia do Blogger.