Header Ads

#
Novidades
recent

Trip - Santo Antonio da Platina - PR

Bom dia Meninos e meninas tudo bem com vocês?

Quem me acompanha no Snapchat e no Instagram viu que eu postei bastante sobre minha viagem certo, porém a cidade é bem pequenininha e por isso resolvi falar um pouco sobre ela e claro convidar a conhecer a cidade que tem pontos turísticos super recomendados, dentre eles o Cristo no Morro do Bim.



A colonização do norte pioneiro, na metade do século XIX, foi feita, primeiramente, pelos mineiros provenientes do sul de Minas Gerais, das cabeceiras do Rio Sapucaí. Os mineiros do norte pioneiro só faziam posse se a terra possuísse água; procuravam, principalmente, a cabeceira de um riacho. O dono da cabeceira é dono da água e do terreno que a acompanha até o fim, quando o riacho desaguava num rio maior.
No ano de 1853, a história do Paraná tem início com a lei de 29 de agosto que desmembrou a Província de São PauloZacarias de Góis foi o primeiro presidente e Curitiba a primeira sede da nova província. Em julho de 1854, instalou-se a Assembleia Legislativa, até então, um deserto demográfico utilizado como passagem pelos criadores de gado do Rio Grande do Sul em busca de mercado em São Paulo e Minas Gerais. A abertura de estradas e, a partir de 1880, de ferrovias, acelerou a ocupação. As famílias de mineiros e paulistas, bem como de famílias portuguesas, que se estabeleceram primeiro na Platina (hoje, um povoado) e posteriormente, migraram para onde atualmente estão localizadas as principais instalações da cidade.
A cidade recebeu também inúmeras famílias italianas, como as famílias Rusolen (vinda de Santo Stino di Livenza) e Marchesin (vinda de Caorle), ambas da Província de Veneza, por volta de 1892; e também outras famílias italianas como os Bertolini, Bartolomei (de origem toscana), os Bolognese (de Píncara, Rovigo), os Dal Bianco (originária de San Mareno di Piave, Treviso), os Paiola e Lavorato. Há também famílias espanholas, como a família Marmol, vinda de Málaga, que foi importante no início da cidade. Temos também na cidade famílias de origem alemã como os Altvater, os Spitzer, os Bachtold, os Hinterlang, os Gerlach, os Koepsel, Auersvald, Granemann, Läpping, uma família Suíça, os Reich, e ainda os holandeses, os Loman.
Uma pequena povoação formou-se nas proximidades do morro do Bim, entre os ribeirões do Boi Pintado e da Aldeia, onde, mais tarde, floresceu a cidade de Santo Antônio da Platina. Em 6 de abril de 1900, através da Lei nº 358, o Estado do Paraná concedeu área de 250 hectares de terras, para servidão pública dos habitantes da povoação. No ano seguinte, a Lei nº 1, de 7 de janeiro, do município de Nova Alcântara (atual Jacarezinho) criou o Distrito de Paz no patrimônio de Santo Antônio da Platina.
Santo Antonio da Platina é uma região onde se cultiva café e cana de açúcar, tendo predominância pela pecuária. Um fato histórico para a religião é que a cidade é o berço da Congregação Cristã no Brasil fundada por Louis Francescon.
Possui apenas uma faculdade particular chamada FANORPI, que tem alcançado boa posição segundo o sistema de avaliação de cursos superiores do MEC, e que por acaso foi onde eu me formei, SIMMM para quem não sabia eu sou formado ^^, bacharel em Ciências Contábeis.
A economia platinense vive hoje um bom momento, o comércio destaca-se na região do norte pioneiro, trazendo compradores de toda a região. A agropecuária também vem crescendo, e assim, impulsionando a economia local. A cidade também conta com a presença de indústrias, sendo a principal delas a Yazaki do Brasil, gerando empregos. Porém com a crise econômica que afetou a economia brasileira em 2015, a cidade já sofre os efeitos da desaceleração da economia.
Geograficamente localizada em ponto estratégico, fica a aproximadamente 370 km da capital do Estado, Curitiba e a 400 km de São Paulo. Possui uma área é de 721,625 km² representando 0,3621 % do estado, 0,1281 % da região e 0,0085 % de todo o território brasileiro. Localiza-se a uma latitude 23°17'42" sul e a uma longitude 50°04'38" oeste, estando a uma altitude de 520 m. Sua população estimada pelo IBGE em 2010 era de 42.688 habitantes. A cidade possui um estádio chamado Estádio José Eleutério da Silva.

E para quem não viu as fotos, ou um pouco delas, abaixo seguem algumas ^^
video




video

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.