Novidades
recent

#PAPOGAROTA - Como são feitos os batons?


O costume de passar batom começou no Egito.  Pigmentos vermelhos de óxido de ferro foram encontrados em túmulos egípcios de mais de 5.000 anos a.C. A múmia da rainha egípcia Nefertiti, exposta no Museu de Berlim, tinha seus lábios pintados.

BATONS: 

Quimicamente, são dispersões de pigmentos em uma mistura de óleos vegetais, minerais, gorduras e ceras. Não só por sua função na cosmética decorativa, os batons também exercem uma função muito importante: A de hidratação dos lábios, prevenindo o ressecamento por exposição à climas secos ou ao frio criando uma camada, um "filme" sobre os lábios e alguns tem até proteção solar.
Os batons são misturas de ceras, óleos, pigmentos e perfume. Podem conter extratos, silicones, vitaminas, resinas, polímeros, filtros solares físicos e/ou químicos, antioxidantes. Um bom batom deve ter o ponto de fusão entre 70-75°C e uma boa cobertura. A mistura das ceras forma uma estrutura cristalina ao microscópio semelhante a este corte transversal da figura abaixo:




A fabricação industrial é relativamente simples e a maioria das vezes até bem manual. Mas existem empresas que possuem estrutura automatizada como podemos observar uma pequena parte da fabricação do batom "Kiss Kiss" da Guerlain e dos batons L'Oréal USA. A pesquisa e o desenvolvimento de um batom é que demanda tempo e muita dedicação.







2 comentários:

Tecnologia do Blogger.