Novidades
recent

SUCOS, Concentrado, Polpa, Nectar ou Refresco?


Bom dia meninos e meninas tudo bem?

Segunda feira começando com força total (mais ou menos né, hoje não fui para a academia pela manha, PREGUIÇA MASTER.. mas a noite tenho Pilates ai compenso e amanha #smartfit to lá), mas então o assunto de hoje tem tudo a ver com essa pegada fitness que tem tomado conta da grande maioria da população que busca um corpo melhor ou somente melhorar a saúde e o condicionamento físico.


Eu amo suco gente, tomo muito, claro que dou preferência aos naturais feito ali na hora direto da fruta, mas nem sempre temos aquela fruta na hora, ou estamos fora de casa, ou entramos no supermercado e gera aquela dúvida, qual o melhor? ou ainda, entre tantos tipos de suco qual levar?

Digo tantos tipos pois quanto entramos no supermercado, temos aquela infinidade de marcas e formas de encontrar o suco, seja a própria fruta, as polpas, o néctar, o concentrado ou o refresco, ai você me pergunta, mais tudo não é suco? Tudo não é a mesma coisa?, mais ou menos, deixa eu explicar...

Primeiro é importante mencionar que existe um decreto (6.871/2009 do Ministério da Agricultura) que regulamenta e dispõe sobre a padronização e classificação de bebidas.


O SUCO

Suco é uma bebida não fermentada, não concentrada e não diluída, obtida a partir da fruta madura.Por lei é proibida a adição de aromas e corantes artificiais em sucos e pode ser acrescida de açúcar respeitando o percentual máximo de 10% do peso, além de respeitar a quantidade máxima para cada tipo de fruta, tendo em seu nome a palavra “adoçado”.

Já o suco integral pode ser apenas utilizado em sucos sem adição de açúcares e na sua concentração natural, ou seja, aquele que saiu da fruta e não sofre nenhum tipo de processo (sem açúcar, e sem outros compostos)..
SUCO CONCENTRADO


O suco que for parcialmente desidratado (o que chamamos de parcialmente reduzido) deve ser denominado suco concentrado. Este, quando reconstituído, deve conter os teores originais do suco integral.

POLPA

Outra boa opção quando não é possível preparar o suco natural. Pode ser encontrada
em porções individuais e geralmente é batida com água ou leite. No processo de
congelamento, a fruta perde algumas propriedades nutricionais, mas mesmo assim
continua sendo uma opção saudável.



NÉCTAR

O néctar é uma bebida não fermentada, obtida da diluição em água da parte comestível ou do extrato da fruta, adicionado de açúcares, geralmente encontramos em caixas (parecidas com essas da ilustração abaixo) 

REFRESCO

O refresco advém da diluição em água do suco de fruta, polpa ou extrato, com ou sem adição de açúcar (Sabe aquele pacotinho que você dissolve em água? então, ele mesmo...)

Porém é sabido que as opções mais naturais ( direto de fruta e ou polpa ) ainda são as mais saudáveis por conta da menor quantidade de açucar, ou seja, existe nelas somente o açucar da própria fruta, então da próxima vez que você for pedir um suco ou compara para preparar em casa, prefira as opções mais saudáveis da gôndola.



Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.