Novidades
recent

Influencer, o que é? como propagar? e como ser um influenciador?







O marketing de influenciadores se tornou o assunto principal de muitos anunciantes, e, quando pensamos no potencial dele, não é difícil entender o porquê disso.

Com uma comunidade de mais de 400 milhões de usuários ativos, incluindo muitos criadores de conteúdos incríveis, o Instagram acabou virando a principal plataforma de marketing visual para todos os tipos de empresas – desde startups a gigantes mundiais.

A última atualização do algoritmo realizada pelo Instagram (os posts são agora exibidos com base no engajamento, e não em ordem cronológica) significa que os anúncios pagos e o marketing de influenciadores se tornaram mais importantes que nunca.
O que é Marketing de Influência?

O marketing de influenciadores não é um fenômeno recente. Ele criou a base das recomendações boca a boca. As redes sociais simplesmente revitalizaram o poder dessa técnica de marketing.

As marcas podem utilizar o marketing de influência para colaborar com influenciadores online relevantes, aproveitando tanto a criatividade deles quanto seu público engajado, com o objetivo de produzir conhecimento de marca de forma autêntica e orgânica.

Esse formato não é muito diferente de quando um amigo recomenda um destino turístico. Você valoriza a recomendação, pois confia no julgamento do seu amigo. O marketing de influenciadores funciona da mesma forma, permitindo que você segmente um público de pessoas com opiniões semelhantes que sigam um influenciador no qual elas confiam.



Quem são esses influenciadores?


Um dos aspectos mais empolgantes do marketing de influência no Instagram é a incrível diversidade de pessoas representadas, cobrindo todos os tipos de nichos, originárias do mundo inteiro.

Personal trainers estão utilizando o Instagram para compartilhar seus treinamentos; bloggers de moda, para exibir seus estilos; designers de interiores, para apresentar seus portfólios; fotógrafos de viagens, para catalogar suas aventuras; e até mesmo chefs, para publicar suas receitas.

Embora alguns desses influenciadores possuam mais seguidores do que celebridades tradicionais, eles são vistos de forma diferente. A vida de um influenciador geralmente se parece mais com a nossa vida. Caso eles decidam colaborar com alguma marca, na maior parte dos casos, suas opiniões não somente serão verdadeiras, como também serão levadas muito mais a sério por seus seguidores.
Marketing de Influenciadores em 5 Passos

Encontrar influenciadores e combinar colaborações com eles pode ser um processo demorado e difícil de alavancar. Para melhores resultados, utilize este processo de cinco passos para permanecer no caminho certo.
1. Faça Sua Lição de Casa

Você pode aprender bastante com as outras marcas. Descubra o que funciona com elas, inspire-se pelos diferentes tipos de conteúdo que elas publicam e observe quais tipos de conteúdo recebem mais engajamento.

Um ponto de partida óbvio para sua pesquisa é analisar o que seus concorrentes estão fazendo. Nós utilizamos nossa ferramenta, Whalar Labs, a qual permite que você visualize as métricas da sua conta do Instagram e as compare com até três outras contas.





Também é uma boa ideia pesquisar outras marcas que não sejam suas concorrentes diretas, mas que talvez compartilhem perfis demográficos semelhantes de público-alvo. Na Shore Projects, nós ficamos de olho naquilo que a Herschel está fazendo, pois acreditamos que os clientes dela provavelmente também são clientes da Shore Projects.

Se a sua marca possui uma história por trás, pesquise-a também. Nossas raízes são originárias do litoral britânico, portanto, investimos bastante tempo observando contas baseadas em temas litorâneos e náuticos.

Por fim, um bom ponto de referência é o blog Instagram for Business. Eles regularmente publicamestudos de caso e anunciam novos recursos e ferramentas. Trata-se de um excelente local para conferir conteúdos específicos sobre como as marcas podem aproveitar ao máximo o Instagram.
2. Defina um Briefing Claro


Sua campanha será mais bem-sucedida se você permitir ao influenciador a liberdade criativa para produzir conteúdos os quais eles sabem que seu público irá adorar. Embora seja igualmente importante criar um briefing com os objetivos que você deseja alcançar, permitir a liberdade criativa é uma das principais formas de tornar exitoso o marketing de influência no Instagram. Confie-lhes a criação de uma campanha autêntica e engajadora para você.


Um documento que você pode fornecer junto ao briefing é o mood board (quadro de atmosfera). Veja abaixo exemplos de mood boards que compartilhamos na Shore Projects. Eles ajudam os influenciadores a obter uma ideia geral da estética que desejamos.





3. Escolha Influenciadores Relevantes


Assim que você tiver uma ideia clara do que deseja alcançar, o próximo passo fundamental será encontrar influenciadores relevantes. Errar nessa parte pode custar caro; portanto, vale a pena investir um pouco mais de tempo para tomar a decisão certa.

Existem influenciadores em praticamente todos os mercados. Sejam eles moda, estilo de vida, turismo ou fitness, você provavelmente encontrará algumas boas opções. Uma das principais formas de encontrar pessoas é através da busca por hashtags e da pesquisa de posts que receberam alto engajamento (como muitas curtidas ou comentários). Você também pode frequentemente encontrar influenciadores nas contas de outras marcas. Busque por posts nos quais outra pessoa esteja tagueada e indicada como criadora do conteúdo.

Pode ser bastante complicado encontrar influenciadores relevantes sem gastar um longo tempo vasculhando centenas de contas no Instagram, mas é aí que entram em cena ferramentas como a Whalar. Você pode pesquisar bases de dados de influenciadores por tópico, localização, engajamento, índices, etc. (todos eles têm grande interesse em colaborar com marcas relevantes).



4. Combine uma Estrutura de Colaboração

Assim que encontrar os influenciadores com os quais deseja trabalhar, você deverá entrar em contato com eles e concordar com uma estrutura colaborativa. Existem normalmente cinco aspectos principais que você deverá negociar:

Cronograma – Seja honesto quanto ao prazo e destaque a importância de ele ser atendido.

Resultados – Seja claro a respeito do que você deseja que eles produzam. Por exemplo, duas unidades de conteúdo (uma para ser publicada na conta do influenciador, junto a uma menção à sua marca, e outra que você utilizará como desejar).

Uso do Conteúdo – Informe-lhes quais direitos de uso do conteúdo você deseja possuir. O influenciador sempre será o criador proprietário, mas nós geralmente pedimos por dois anos de direitos integrais de uso do conteúdo.

Pagamento – Praticamente todos os influenciadores de ponta exigirão uma taxa por seus serviços. Ocasionalmente, eles poderão negociar ou receber um produto/serviço/experiência grátis como parte da taxa; entretanto, você deve considerar pagá-los. Durante a negociação de valores, lembre-se de que você estará pagando por diversos serviços: criação de conteúdo, direitos de uso e acesso ao público deles.

Hashtag Patrocinada – As regulamentações sobre conteúdos patrocinados são diferentes em cada parte do mundo, além de sofrer alterações constantemente. Eu sugiro que você siga pelo lado mais seguro e sempre utilize #spon ou #ad. Descobrimos que essa inclusão não faz absolutamente nenhuma diferença ao desempenho do post ou às respostas a ele.

5. Maximize o Valor do Conteúdo


Valorize ainda mais o conteúdo patrocinado do Instagram ao reutilizá-lo em outros canais. Confira abaixo três exemplos de maneiras pelas quais nós potencializamos o valor do conteúdo para a Shore Projects:

1. Publique-o em uma Página de Produto

Nós utilizamos o app do Shopify TagTray para publicar o conteúdo do influenciador em nossas páginas de produtos. Essa medida não apenas melhorou e muito nossas páginas, como também proporcionou prova social positiva – e até mesmo fez com que clientes reais começassem a enviar seus próprios conteúdos.

Desde que começamos a incorporar conteúdo do Instagram, observamos um aumento de 23% nas conversões das páginas, bem como um impressionante aumento de 40% no período de permanência nas páginas.





2. Publique-o em forma de Facebook Ads

Em um evento de marketing do Facebook, aprendemos que é importante manter suas unidades de anúncios atualizadas com novos conteúdos. Inicialmente, estávamos utilizando nossas fotografias de produtos e estilo de vida, mas percebemos o grande desafio que era manter a criação de imagens novas com frequência.

Ao utilizar o conteúdo de influenciadores, agora podemos atualizar nossas unidades de anúncios regularmente. Além disso, o uso do conteúdo de influenciadores aumentou em 19% nossa taxa de conversão.




3. Publique-o nas Redes Sociais

Nós também compartilhamos conteúdos criados pelos influenciadores em nossas contas nas redes sociais. Cerca de 80% do material criativo que publicamos nas contas sociais da Shore Projects é originário de influenciadores e clientes reais.

Nota: sempre se certifique de que você possua permissão para utilizar as imagens de propriedade de terceiros.

O marketing de influenciadores pode ser uma forma econômica para sua marca obter conteúdos altamente criativos, bem como desenvolver sua promoção e aproveitar o público engajado de outras pessoas.

Você já fez uso do marketing de influência? Compartilhe suas opiniões com a gente nos comentários abaixo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.