Novidades
recent

Novembro Azul “Previna-se”

Por Rosi Feliciano do dieta.blog.br


A campanha tem o intuito de alertar sobre os riscos e lembrar a prevenção da doença. Em 2014 o Novembro Azul inspirou a iluminação na cor azul em pontos turísticos (como Cristo Redentor, Congresso Nacional, Teatro Amazonas, Monumento às Bandeiras), a campanha também teve apoio de celebridades (Zico, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello), cartazes em estádios de futebol, corridas de rua e autódromos, além de palestras informativas, intervenções em eventos populares e pedágios nas estradas.

A ampla divulgação na internet em busca da prevenção da doença que quando mais cedo for diagnosticada mais eficaz será o tratamento que pode chegar a 90%.

O câncer de próstata é o câncer mais comum nos homens. Cerca de 1 em cada 7 homens desenvolverá câncer de próstata em sua vida.







Você pode tomar medidas para ajudar a reduzir o risco de desenvolver câncer de próstata.


Sobre o câncer de próstata

A próstata é uma glândula do sistema reprodutor masculino. Ela está localizada logo abaixo da bexiga e é aproximadamente do tamanho de uma noz grande. O câncer da próstata pode começar a crescer nas células da próstata e, potencialmente, se espalhar para outras partes do corpo.
O que aumenta o meu risco de contrair câncer de próstata?
Alguns fatores que podem aumentar o risco de câncer de próstata incluem:
Idade (o risco aumenta após os 50 anos de idade e é diagnosticado mais frequentemente em homens acima de 65 anos)
Ter uma história familiar de câncer de próstata
Comer uma dieta rica em gordura
Comer uma dieta rica em carnes vermelhas ou processadas
Estar com sobrepeso ou obesos
Sendo de ascendência Africana

Como posso diminuir meu risco?
Às vezes, o câncer ocorre por razões fora do nosso controle, mas você pode tomar medidas para reduzir o seu risco. Reduzir seu risco de câncer com dicas sobre o gerenciamento de seu peso, comer de forma saudável, ser fisicamente ativo e muito mais.

Comer alimentos ricos em licopeno e selênio
Alimentos ricos em licopeno e selênio pode ajudar a prevenir câncer de próstata. Escolha alimentos ricos em licopeno, como tomate e produtos de tomate, melancia, toranja, pimentão vermelho, caqui e damascos.  Coma alimentos ricos em selênio como as leguminosas (feijões, ervilhas um lentilhas), nozes (especialmente castanha do Brasil), sementes, ovos, peixe, frutos do mar, frango e peru.


Devo tomar suplementos?
Não. Comer uma variedade de alimentos é a melhor maneira de obter vitaminas, minerais e outros compostos que combatem o câncer. Se você tiver problemas para obter cálcio suficiente dos alimentos, fale com um profissional sobre um suplemento de cálcio para sua saúde. Você precisa 1000 mg de cálcio se você tem entre 19 a 70 anos de idade e 1.200 mg se tiver mais de 70.
Como obter mais cálcio do que você precisa pode aumentar o risco de câncer de próstata. Falar com um médico ou nutricionista se você está pensando em consumir vitaminas, minerais, ervas ou suplementos.

Devo fazer exames para identificar o câncer de próstata?
Fale com os seus profissionais de saúde sobre a realização de exames. Seu médico pode recomendar testes específicos para avaliar o seu risco.

Cuidar do peso
Comer sempre um cardápio para o peso ideal, comer saudável e ser fisicamente ativo vai ajudar a diminuir o risco de câncer de próstata, bem como outros tipos de câncer e doenças crônicas. Se você tiver dúvidas sobre o câncer de próstata, fale com o seu profissional de saúde. 





Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.