Novidades
recent

Hambúrger sem carne, já pensou? sim é possíve!

Ola meninas e meninos tudo bem com vocês?
Comigo vai tudo mega bem graças a Deus, muitas coisas boas acontecendo, planos, parcerias, novidades a caminho, porém não posso descuidar da alimentação e muito menos deixar de lado hábitos saudáveis.
Poucas pessoas sabem mas não sou adepto a carne vermelha, prefiro um bom prato de salada (daqueles enormes mesmo) e carnes brancas que ao meu ver são melhores e mais saudáveis, porém sabemos que ainda são poucas as opções para quem não quer ingerir carne vermelha, e as brancas não te dão muitas possibilidades, porémmmm eu como um bom menino que sou, claro que iria buscar novidades, e não é que eu encontrei?
Já pensou em um super hambúrguer sem carne? (isso mesmo sem carne branca ou vermelha) mais como assim? você deve estar se perguntando, e eu claro, vou contar tudinho.



Hambúrguer de grão-de-bico

Além de ser uma grande fonte de proteínas vegetais, o grão-de-bico possui um aminoácido essencial para a produção da serotonina (substância responsável pelas sensações agradáveis e bom-humor). É também um grande aliado contra a anemia, pois ferro dele é mais absorvível pelo organismo que o do feijão.

Para 4 hambúrgueres

350 gramas de grão-de-bico cozido
azeite de oliva extra virgem
noz-moscada em pó
cebolinha picada
salsa picada
farinha de rosca
sal e pimenta
curry

Amasse o grão-de-bico com um garfo se estiverem bem moles, ou use o liquidificador ou um mixer com um pouco de azeite e adicione água quente o suficiente até obter um purê. Despeje a mistura em uma tigela e misture tudo com uma colher, adicione as especiarias (uma pitada de noz-moscada e meia colher de chá de curry) e as ervas picadas. Adicione sal e pimenta. Ajuste a consistência da mistura, adicionando duas ou três colheres de sopa de farinha de rosca. Divida a mistura em quatro partes, faça os hambúrgueres e leve-os ao forno em uma assadeira forrada com papel manteiga por 20-25 minutos por 180 °C, ou doure-os em um frigideira com um fio de óleo.

                          

Hambúrguer de lentilha

Lentilhas são extremamente ricas em proteína vegetal! Além do ferro, traz carboidrato de absorção gradual, ideal para o atleta.

Para 4 hambúrgueres

180 gramas de lentilhas cozidas
azeite de oliva extra virgem
orégano
sálvia fresca
farinha de rosca
sal
pimenta do reino

Geralmente, as lentilhas não precisam ficar de molho antes de serem cozidas. Então, coloque-as na panela de pressão, cobertas por um dedo e meio de água sem sal por 15-20 minutos depois de iniciar o barulho da pressão, acompanhado de algumas folhas de sálvia, que além de darem sabor, farão com que as lentilhas sejam mais digeríveis, enquanto o sal pode endurecer a casca. Uma vez que as lentilhas estiverem cozidas, bata tudo no liquidificador inclusive as folhas de sálvia e adicione uma colher de chá de orégano, uma colher de sopa de azeite extra virgem, sal e pimenta a gosto. Bata todos os ingredientes e transfira a mistura para uma tigela. Comece por adicionar uma colher de sopa de farinha de rosca e mexa. Adicione um pouco de mais, duas ou três colheres, até que a mistura seja fácil de trabalhar com as mãos. Forre uma assadeira com papel manteiga, forme os hambúrgueres com as mãos e asse-os em forno a 180°C por 20 minutos. 
Claro que se pode fritar também, mas assados ficam muito bons e são mais saudáveis.
Para uma opção mais saudável, experimente fazer no forno!
                           






                        

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.