Novidades
recent

Chá de Hibisco - Benefícios e Preparo

CHÁ DE HIBISCO

cha-de-hibsco-como-fazer-preparar-tomar

Bom dia meninas e meninos tudo bem?

Para quem ainda não sabe, sou aficionado por chá! Sim de todos os tipos, sabores, países, misturas, e efeitos, costumo substituir meu café por chá mate com leite (uma delícia por sinal), e ontem visitando a FeiraDBeleza que acontece em Diadema de 20 a 22 de Setembro, no Stand da Farmácia Malheiro, fui apresentado ao Chá de Hibisco, eu já conhecia mas não sabia ao certo quais os benefícios do mesmo.

Claro que levei pra casa e sim já estou tomando, então resolvi compartilhar com vocês tudo o que eu consegui sobre ele, rs, vamos lá então:

chá de hibisco, especialmente o que é feito com as flores do Hibiscus sabdariffa, conhecido como vinagreira no Brasil, e como “sorrel” ou “roselle”, ou ainda “karkaday” em Egipcio, é uma bebida conhecida em todo o mundo. No Brasil terá sido introduzida com o nome de “água de Jamaica” a partir de novelas mexicanas.
Na África ocidental, o “jus de bissap” é popular em todos os países e vendido como refresco nas ruas. É baseado num chá de flores de hibisco,hortelãbaunilha e sumo de laranja ou doutros frutos e servido com gelo; é por vezes considerado a “bebida nacional do Senegal”. [1] Já no Brasil, o Hibisco costuma ser preparado com canela, cavalinha ou limão.
Na Itália, o chá, conhecido como "carcade" ou "chá italiano" é geralmente bebido frio e açucarado Muitas vezes, com suco de limão espremido na hora. Introduzido enquanto a Eritreia foi uma colônia italiana (1860-1941), uma vez que seu uso era muito mais difundido. Mussolini promoveu o hábito de beber chá em vez de "arcade inglese", após as penalidades para a guerra na Etiópia que atingiu a Itália.  Wikipedia

hibisco emagreceHibisco é uma flor que também é conhecida como Rosa-da-china. Durante centenas de anos vem sendo utilizada por diversas pessoas que buscam muitos benefícios ligados a saúde!

chá de Hibisco facilita o trabalho da digestão, equilibra o funcionamento do intestino e combate a retenção de líquido, além disso elimina toxinas que servem como barreiras para perder peso.

Por esses grandes benefícios o chá de hibisco ajuda a emagrecer e é utilizado por muitas pessoas que buscam uma vida mais saudável após perder peso.

Atenção: o Hibisco não é aquela flor que você encontra nos jardins de algumas casas e em algumas ruas do interior do Brasil! O hibisco real que trás benefícios se chama Hibiscus Sabdariffa e é encontrado em algumas lojas específicas, aprovado pela Anvisa (clique aqui para saber o preço e onde comprar).

Hibisco – Benefícios em Várias Áreas

Chá de Hibisco

– O chá de Hibisco impede a retenção de líquidos e evita a adipogênese  (acumulo de gorduras na região do culote e ajuda a perder barriga).
– O chá é capaz de controlar o colesterol. Uma pesquisa publicada no “Journal of Alternative and Complementary Medicine”, concluiu que o consumo da bebida diminuiu 8% do colesterol das pessoas analisadas, sendo mais eficiente que o chá preto.
– Tem ação diurética, ou seja, impede a retenção de líquidos, fazendo com que a pessoa perca a aparência de inchada. Por ser diurético, o chá deve ser consumido de forma moderada.
– Elimina toxinas, aumentando o bem estar e a qualidade de vida.
– Controla a pressão arterial, através da ação de flavonoides presentes na planta, que diminuem a presença da enzima que aumenta a pressão arterial.

Flor de Hibisco é completa:

Vitamina B2: Aumenta a saúde da pele, ossos e cabelos
Ferro: Componente que ajuda na prevenção de anemia, dor de cabeça e evita o cansaço.
Vitamina A: Se refere à saúde do sistema imunológico e dos olhos.
Vitamina C: que protege o organismo, previne doenças cardiovasculares e envelhecimento da pele.

Chá de Hibisco Emagrece?

chá-hibisco-para-que-serve-beneficios

Pesquisas comprovam que entre todos os chás que emagrecem o Chá de Hibisco ajuda a emagrecer. Uma pesquisa realizada pela Sociedade Internacional de Etnofarmacologia concluiu que o chá de hibisco pode reduzir a adipogênese, ou seja, o acumulo de gordura abdominal e nos culotes. Além disso, evita a retenção de líquidos, diminuindo o aspeto de inchaço. Ou seja, Hibisco emagrece sim!

Acredita-se que isso acontece devido à presença de ações antioxidantes de uma substancia chamada “flavonoides antocianina”, presente na flor do Hibisco.

Receita – Como Preparar o Chá de Hibisco

Coloque 1 litro de água filtrada no fogo. Quando começar a ferver  surgir as pequenas bolhas, adicione 2 colheres de sopa bem cheias de hibisco seco, ou 2 sachês dependendo do formato que você comprar. 

Desligue o fogo e aguarde algo em torno 8 minutos. Utilize um coador para retirar as folhas. Não deixe ultrapassar os 8 minutos e nem ferver a água para não perder as propriedades. O chá de hibisco estará pronto para tomar.

Outras Combinações:

– Chá de Hibisco Gelado

Prefira tomar o chá de hibisco morno, bem fresquinho, mas caso queira variar, leve-o para a geladeira.Gelado fica uma delícia.

– Chá de Hibisco com Canela e Limão

Essa de chá de canela e limão com hibisco pode aumentar os resultados de emagrecimento. Varie as quantidades para chegar no sabor que lhe agradar mais.

– Adicione Gengibre

Algumas pessoas adicionam gengibre na receia.. fica saboroso e para quem costuma tomar muito chá de Hibisco é uma ótima opção pois o gengibre acaba roubando um pouco o sabor.

– Chá de Hibisco com Cavalinha

cavalinha possui ação diurética, diminuindo o aspecto de inchado do corpo.. pode ajudar no emagrecimento.

– Com Frutas Vermelhas

Bata o chá gelado com frutas vermelhas como amora e morango.




Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.