Novidades
recent

Intercambio Voluntário! Que tal?

intercambio3
Quem nunca se viu em um momento da vida em que precisava mudar alguma coisa? Às vezes precisamos nos desligar da rotina, passar um tempo consigo. Esse tempo não significa solidão, e sim autoconhecimento. Muitos se enganam quando pensam que a paz interior só pode ser alcançada se nos fecharmos em um retiro espiritual por semanas. Uma boa solução é viajar sozinho. Ter novas experiências, conhecer novas pessoas e costumes, e até mesmo agradecer pelo que nós temos, algo que costumamos nos esquecer no dia a dia.
A experiência de fazer um intercâmbio voluntário pode ser extremamente valiosa se você procura uma mudança na sua vida. Acredite, isso marcará para sempre.
Mas… como começar a planejar um intercâmbio voluntário?
  • Em primeiro lugar, procure uma agência de viagens especializada e peça informações sobre programas voluntários. Existem vários tipos: ensinar para crianças em escolas, cuidar de animais abandonados ou em extinção, ajudar em orfanatos etc.
  • Quais línguas você fala? Lembre-se de que é importante ter noções de inglês, independentemente do lugar que você for.
  • Não tem condições de viajar para o exterior? Não se preocupe, existem muitos programas voluntários no Brasil mesmo – que tal ir para a cidade vizinha?
E o que eu ganho fazendo um intercâmbio voluntário?
  • Você vai adquirir autoconfiança. Passar um tempo consigo mesmo e com pessoas diferentes ou animais que precisam de ajuda é gratificante para a alma.
  • Poderá aprender ou praticar novos idiomas se for para o exterior.
  • Será um diferencial profissional e essa experiência poderá contar no seu currículo.
  • Você conhecerá novas pessoas. Fará amigos, talvez para a vida toda! Com a internet, é muito mais fácil manter contato com pessoas de diferentes partes do mundo.:)
Contando um pouquinho minha história…
10312438_619295644827374_2608485282329639904_n
Eu, com dois filhotes de hiena e um filhote de leão.
Eu tive uma experiência incrível há três anos, quando resolvi fazer um intercâmbio voluntáriona África do Sul. Escolhi esse destino para praticar inglês e, por adorar animais, resolvi trabalhar durante duas semanas no Lion Park, um zoológico e safári. Lá minha rotina era intensa, dividia uma tenda com outras meninas, acordava cedo, dava comida aos bichos – dos suricatos às hienas. Limpava os espaços e as jaulas e recolhia fezes, mas também dava aula para as crianças locais sobre os animais, a fauna da savana. Quando terminava meu dia de trabalho, brincava com os bebês leões. Rolava e dormia com eles, voltava a ser criança e sentia o poder que aqueles animais tinham quando me olhavam no fundo do olho.
intercambiovoluntario1
Alimentando um elefante resgatado de 45 anos .
Tive oportunidades que nunca sonhei em ter, conheci pessoas de todas as partes e suas histórias. Vi animais selvagens nas reservas ao redor do parque: jamais me esquecerei de ver uma manada de elefantes pela primeira vez. Nunca serei a mesma, aprendi valores para toda a vida. Se pudesse, aconselharia todos a fazerem o mesmo.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.