Novidades
recent

Dê adeus ao sal e explore outros temperos

temperosTodos sabem – ou, pelo menos, deveriam saber – que sal faz mal a saúde quando consumido em excesso. Este tempero é um dos principais responsáveis pela hipertensão arterial. Além disso, nos faz reter líquido e ficar mais inchados. Mas isso não é motivo para renunciarmos a uma refeição saborosa. No post de hoje, vamos lhe mostrar que é possível reduzir o consumo de sal e ainda assim preparar refeições saborosas.




Dica para quem quer emagrecer: reduza a quantidade de sal! O Sal faz com que nosso organismo retenha líquido e fiquemos mais inchados.
Para começar, se você é daqueles que sempre coloca um sachê de sal sobre o seu prato de comida, está na hora de parar. Já é usado sal suficiente no preparo da comida, não é necessário mais! Se você está achando a comida muito sem gosto, seja forte, insista na ideia de não adicionar esse tempero. Aos poucos seu paladar se acostumará com a mudança e em pouco tempo o sabor da comida estará agradável.
Reduzir o consumo de sal é como lutar contra um vício: no início faz falta, mas depois de um tempo resistindo, nos acostumamos e temos melhoria na qualidade de vida.
Essa mesma lógica pode ser aplicada se você é uma das pessoas que colocam sal na salada. Tente consumir a salada apenas com azeite (1 colher de sopa é a quantidade recomendada por dia) e vinagre. Aos poucos você se acostuma. Se ainda assim for um grande sofrimento para você, reduza progressivamente a quantidade de sal, até que este tempero não seja mais necessário.

10 temperos deliciosos e saudáveis

De qualquer forma, existem muitos temperos que podem substituir o sal ou dar um sabor a mais à comida – mesmo quando você reduzir a quantidade do mineral nas suas receitas. Listei 10 temperos deliciosos e saudáveis! Olha só:

alho1. Alho

O alho é um condimento muito conhecido da nossa culinária, não é mesmo? O que muita gente não sabe é que ele apresenta muitos benefícios para a nossa saúde quando consumido da forma correta. Alguns dos benefícios são:
  • Ajuda na prevenção contra o câncer colorretal e do estômago.
  • Ajuda a combater a tosse e o resfriado.
  • Reduz o nível de colesterol, evita a formação de coágulos no sangue e auxilia na redução da pressão arterial.
Afinal, qual a forma correta de consumir o alho? Cru e macerado. Se você não gostou tanto da notícia, fique tranquilo: ele ainda pode ser usado como tempero no arroz e no feijão, mas é necessário que este seja o último tempero incluído na panela. E não se esqueça: ele não deve ser frito!

cebola2. Cebola

Mais um queridinho da culinária brasileira! Possui vários benefícios, mas também deve ser consumida preferencialmente crua. A cebola – da mesma forma que o alho – possui compostos sensíveis ao calor. Para mim – e para muitas pessoas – isso não é um grande problema, afinal adoro o sabor da cebola crua. Costumo consumi-la em saladas e sanduíches. Se você é uma das pessoas que não gosta de cebola crua, opte por receitas em que o cozimento é curto. Veja alguns dos benefícios deste condimento:
  • Rico em vitaminas A e C, a cebola alivia sintomas de problemas respiratórios.
  • Ajuda a reduzir o colesterol.
  • É um ótimo antioxidante.

3. Orégano

Apesar de amado no Brasil, o orégano é indispensável na culinária italiana, capisce? Portanto, use em molhos. Outra sugestão de consumo é incluí-lo na tapioca e na omelete (eu já nem coloco mais sal nestes pratos, só orégano e manjericão são o suficiente para dar um ótimo sabor).
  • Estimula o sistema imunológico.
  • Possui propriedades antioxidantes.
  • É antibacteriano e anti-inflamatório.

manjericao4. Manjericão

Também é importantíssimo na culinária italiana e vai muito bem com tomate – e molho de tomate, também! :9 Tem um sabor muito especial e bem ativo. Adoro incluí-lo no recheio da omelete, da tapioca e na pizza – de massa integral, por favor. Essa erva fica ainda mais gostosa quando descobrimos o bem que ela faz a nossa saúde quando consumimos.
  • Fonte de vitamina C.
  • Antioxidante.
  • Reduz índices glicêmicos.

alecrim5.Alecrim

Quando usei pela primeira vez em uma receita de batata rústica, me apaixonei perdidamente. Batata assada com azeite e alecrim é uma delícia! Sobre o salmão e sobre o frango grelhado também fica maravilhoso.
  • Melhora a memória e concentração.
  • Ajuda no combate à depressão.

6.Cebolinha

Amo tanto esse tempero, que tenho cebolinhas plantadas em casa. Ainda não descobri nada que não fique gostoso com esse tempero – então, se vocês souberem de algo, por favor, me avisem.
  • Auxilia no combate a hipertensão arterial quando consumido regularmente.
  • Possui minerais, como o cálcio e fósforo, que ajudam a fortalecer os ossos e os dentes.
  • Fonte de vitamina A, importante estimulante para o crescimento e fortalecimento dos cabelos e melhora da visão.

7. Salsa

Este é outro tempero que fica bem em quase qualquer prato. Eu, pelo menos, ainda não descobri um prato sequer que não fique gostoso quando acompanhado dele. Ele pode ser consumido fresco ou seco.
  • Fonte de vitamina C.
  • Diurético natural, a salsa auxilia no tratamento de retenção de líquido.
  • Melhora a digestão, alivia a flatulência e cólica.

gengibre8. Gengibre

Meu primeiro contato com a o gengibre foi ralado sobre o frango assado. Ficou maravilhoso! Amor à primeira mordida. O gengibre é consumido de diversas formas, seja na culinária japonesa, seco ou como tempero – normalmente ralado. Como tempero, você pode usá-lo em proteínas e saladas. Ele dá um sabor fresco e levemente picante ao alimento. Tenho certeza de que você vai adorar os benefícios!
  • Eficaz na prevenção e tratamento de náuseas.
  • Benéfico no tratamento contra indigestão, cólica e gases.
  • Ajuda na redução do colesterol.

alho-poro9. Alho-poró

Esse tempero acompanha minhas saladas com frequência. É muito gostoso e vai bem cru, assado e frito – mas frito não é muito saudável, então a gente pula essa parte.
  • Estimula o sistema imunológico.
  • Rico em fibras.
  • Ajuda no controle da pressão arterial.

10. Coentro

Este é um tempero muito utilizado na culinária brasileira, principalmente em receitas tipicamente nordestinas ou da região norte.
  • Alivia sintomas de indigestão.
  • Auxilia na redução do colesterol ruim e a aumentar o colesterol bom.
Com tanta opção de temperos, por que abusar do sal? Comece a testar hoje mesmo os temperos nas suas receitas e descubra os que mais te encantam. Eu, por exemplo, me descobri apaixonada por alecrim, manjericão, cebolinha, gengibre e alho-poró – apesar de gostar de quase todos os temperos que listei aqui. Depois das suas experiências, compartilhe com a gente o que você achou dos temperos e qual seu favorito!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.