Novidades
recent

10 temperos sensacionais

temperosHá algum tempo, postamos aqui no Blog 10 temperos deliciosos e saudáveisuma lista muito útil para enriquecer o sabor dos pratos sem ter de apelar sempre para o famigerado sal de cozinha e as condenadíssimas gorduras. Mas a culinária mundial é tão rica e diversa, que decidi crescer essa lista com outros 10 temperos sensacionais. Alguns mais exóticos, outros mais familiares – mas nem por isso com sabor menos pungente. Tempere sua vida!

10 temperos sensacionais para transformar o sabor dos seus pratos

temperos-acafraoAçafrão Trata-se do estigma seco de uma erva de floração violácea. São necessárias 1.500 flores para produzir 1 g de açafrão, o que explica por que o verdadeiro é tão caro! Felizmente, alguns poucos fiapos são suficientes para dar sabor e colorir a maioria dos pratos, como risoto, paella, bolos e biscoitos.
temperos-canelaoCanela Este é um dos temperos mais familiares desta lista. Polvilhe canela em pó em frutas fervidas, canjicas e mingaus. Para preparar uma bebida descongestionante quando estiver resfriado, despeje água quente sobre canela em pau e adoce com mel.
temperos-cardamomoCardamomo Acrescente as sementes esmagadas a pratos feitos com arroz, como pilafsou pudim de arroz. Uma pitada de semente de cardamomo esmagada dá um toque exótico a frutas cozidas.
temperos-cravoCravo Além de dar um sabor ativo e quente a pratos doces e picantes, o cravo é apreciado por suas propriedades antissépticas e analgésicas. Se você estiver com dor de dente, masque um cravo ou friccione algumas gotas de óleo de cravo na área afetada para ajudar a reduzir a dor.
temperos-acafrao-da-terra-curcurmaAçafrão-da-terra (cúrcuma) Este componente da família do gengibre é um ingrediente-chave do curry. É considerado um dos temperos com maior potencial medicinal, sendo alvo de diversos estudos. Uma pitada de açafrão-da-terra acrescenta um toque sutil, mas condimentado, a sopas e pratos de arroz, além de uma atraente cor amarela.
temperos-funcho-erva-doceErva-doce (funcho) Possui um forte sabor de alcaçuz, muito apreciado em pratos mediterrâneos. Algumas sementes de erva-doce amassadas conferem um sabor especial a pratos de peixe grelhado e assados em geral.
temperos-noz-moscadaNoz-moscada e macis A noz-moscada é a semente de uma árvore tropical e o macis é a camada externa da semente. Esses temperos possuem um sabor adocicado e picante. Um pouquinho de noz-moscada moída na hora fica uma delícia em molhos de queijo, frutas cozidas ou pudim de arroz.
temperos-papricaPáprica O sabor picante da páprica varia de acordo com a mistura de pimentas vermelhas moídas usadas no seu preparo e o país de origem. A páprica húngara tende a ser mais picante do que a espanhola. Acrescente uma pitada a molhos de tomate ou à maionese para um toque a mais.
temperos-pimenta-malaguetaPimenta-malagueta Esta pimenta pertence à mesma família dos pimentões vermelhos e verdes. Há centenas de diferentes variedades de pimenta, variando de suave a muito picante. Elas contêm vitamina C, mas raramente são ingeridas em quantidade suficiente para proporcionar quantidades significativas. Dê um toque ao seu molho misturando uma pimenta-malagueta fresca e bem picadinha.
temperos-raiz-forteRaiz-forte Acredita-se que as substâncias fitoquímicas existentes na raiz-forte ajudem a combater o câncer e que essa planta possua propriedades bactericidas. Um pouco de raiz-forte ralada na hora fica ótimo no purê de batata. Outra sugestão é misturar com iogurte grego para fazer uma deliciosa pastinha.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.