Novidades
recent

Maquiagem Masculina - parte II - Por O Cara Fashion



Depois da preparação da pele, é hora de falar da maquiagem. O que muitos homens (e algumas mulheres também) costumam ter dúvidas, é que tipo de base que escolher para uma maquiagem. Nós vamos ajudar vocês de maneira fácil. Atentem-se que, novamente vocês terão que saber qual o tipo de pele que vocês possuem. Caso estejam em dúvida, voltem a primeira parte do tutorial que mostramos aqui.



1- Qual meu subtom de pele?
Nossa pele, além da tonalidade que varia do muito claro ao muito escuro, possui subtons quentes, frios ou neutros. Sabe quando você diz que é moreno amarelado? Isso quer dizer que você próprio sabe que seu subtom de pele é amarelo (quente). Muitas vezes, no entanto, as pessoas não sabem como identificar o subtom de pele.

1.1 - Se olhe no espelho. Você pensa que o seu tom de fundo puxa mais para o vermelho/rosa, para o amarelado/dourado ou parece neutro?

1.2- Se você não foi capaz de identificar, recorra a um truque: à luz natural, veja suas veias. Se elas parecem mais azuis que vermelhas, você provavelmente tem subtom de pele vermelho/rosa. Se as veias aparecem mais verdes que azuis, seu subtom de pele provavelmente é amarelo/dourado. Se você não consegue identificar, provavelmente você tem subtom de pele neutro.

1.3- Caso você ainda possua dúvidas, não hesite em perguntar ao maquiador. Geralmente pessoas que possuem dúvidas é porque tendem a ter tons próximos do neutro. A maior parte das pessoas apenas puxa levemente para um subtom. O importante em saber o subtom é evitar comprar uma tonalidade de base que seja oposta ao seu subtom. Por exemplo, você possui subtom de pele vermelho/rosa e é branco. Ainda que você compre uma base que seja adequada para o seu TOM de pele, se o SUBTOM da base for amarelo/dourado, ela não ficará boa em você.


2- Qual tipo de cobertura você precisa?
Existem bases de cobertura leve, média, média à pesada e pesada. Uma pessoa com uma pele razoavelmente boa não tem necessidade de comprar uma base para pele pesada. Ao contrário, uma pessoa com rosácea ou com problemas de acne pode achar uma base ruim, pois ela "não cobre as imperfeições direito". Na verdade, a pessoa provavelmente comprou uma base de cobertura média à leve. Portanto, analise a necessidade de cobertura que você precisa.

2.1 Base de cobertura leve à média Atende bem às pessoas que precisam de pouca cobertura. Que possuem pequenas manchas de acne e pequenas imperfeições.

2.2 Base de cobertura média Pessoas que precisam de mais correções. Melasmas (desde que não muito graves), manchas de sol, cicatrizes de acne (desde que não muito graves) e rosácea leve.

2.3 Base de cobertura média à alta Pessoas que precisam de maiores correções. Melasmas mais fortes, rosácea moderada, cicatriz de acne recente e ainda bem avermelhada.

2.4 Base de cobertura alta Pessoas que precisam de bastante cobertura. Vitiligo pode ser escondido com esse tipo de base, assim como algumas cicatrizes e até tatuagens. Portanto se você tem vitiligo, manchas de acne mais acentuadas, rosácea acentuada ou quer esconder tatuagem, esse é o tipo de cobertura que você precisa.


3- Qual tipo de acabamento você precisa?
As bases possuem basicamente 4 tipos de acabamento: o iluminado, o normal ou pouco iluminado, o semi-mate e o mate.

3.1 O acabamento iluminado geralmente fica em melhor em pessoas com peles normais à seca. Ela deixa a pele com mais viço e, em caso de pessoas com pele oleosa, pode parecer que a pele está ainda mais oleosa.

3.2 O acabamento normal É aquele que mantém a pele do jeito que ela costuma ser. Em pessoas de pele mista e oleosa também pode acentuar a oleosidade. No geral elas vem com o rótulo de acabamento acetinado, ou semi-acetinado.

3.3 O acabamento semi-mate é aquele que deixa a pele mais fosca do que o normal, mas ainda apresenta alguns pontos de luminosidade. Cai bem em pessoas de pele mistas, em climas mais quentes, desde que sua pele não seja seca.

3.4 O acabamento mate é aquele que promete deixar a pele fosca ou aveludada, retirando quase que totalmente o brilho em excesso da pele. É a preferida de pessoas com pele mista à oleosa, pois dá a aparência de menos oleosidade ao rosto. É útil em climas úmidos e quentes e em pessoas de peles mistas à oleosas. Pessoas de pele seca devem evitar esse tipo de acabamento.


4- Base oil free ou não oil free?
Bases oil free e não oil free, para peles secas, normais, mistas, oleosas e acneicas Bases "Oil Free" são usualmente usadas para pessoas de pele mista à oleosa, pois não contém óleo em sua fórmula. Pessoas de pele seca devem procurar bases hidratantes. Muitas marcas possuem a mesma base (com a mesma cobertura e tons disponíveis) para peles secas a normais e para peles mistas à oleosas. Como muitas vêm em inglês, o termo é "normal to dry skin" para o primeiro caso ou "combination to oily skin" no segundo caso. Existem outras marcas que preferem diferenciar no acabamento.Essas marcas fazem duas versões: acabamento iluminado, geralmente com foco em pessoas com pele normal à seca e o acabamento mate, com foco em pessoas com pele oleosa à mista. Existem ainda bases que contém ácido salicílico e que são indicadas para pessoas que possuem acne. Essas bases prometem ajudar como coadjuvante do problema. Além de ácido salicílico, elas garantem não obstruir os poros e não ser comedogênicas (não provocar cravos).


5- Afinal, que base comprar e como saber que o meu tom ficou adequado?
Parece uma tarefa difícil, mas é simples. Sabendo das suas necessidades: por exemplo, você tem a pele mista, algumas imperfeições na pele, mas nada muito grave e o subtom de pele amarelado, você deve procurar uma base, preferencialmente de acabamento mate ou semi-mate, de cobertura média e de subtom quente. Se você quase não tem problemas de acne ou imperfeições, sua pele é normal, então você pode procurar uma base iluminada de cobertura leve. Nada impede, caso você goste, de procurar uma base de acabamento mate, já que a pele normal se adapta bem a todos os acabamentos. Portanto, reconhecer o tipo de pele, a cobertura que você necessita e o seu subtom são os passos iniciais para você comprar uma base adequada à sua pele e às suas necessidades.

5.1 Agora vêm a pergunta, QUE TOM eu devo escolher? Nunca experimente a base no braço ou antebraço a não ser para testar a consistência e cobertura da base. Nossos braços não costumam ter o mesmo tom do rosto, portanto uma base pode ficar muito escura no braço e boa no rosto ou vice-versa. A base deve ser experimentada NO ROSTO. Outro ponto essencial é você testar a base à luz natural. Luz de shopping mascara a cor da base. Portanto, passe a base em uma parte considerável do rosto (não economize) ou no rosto todo e depois saia do shopping e se veja ou peça alguém para lhe ver à luz natural. Se a base sumiu ou ficou pouco perceptível no seu rosto, então você escolheu o tom correto. Se está perceptível, obviamente o tom não está correto, volte à loja e tente outra cor. Tenha em mente de escolher o tom certo da base pode ser chato e demorado, mas é importante, ainda mais uma pessoa que não tem experiência com maquiagem, escolher o tom correto.

5.2 Meu rosto é muito mais branco que o resto do corpo e pescoço. Que cor eu escolho? Nesse caso, a melhor referência é O PESCOÇO. Muitas pessoas passam protetor solar apenas no rosto e se queimam nos braços. Quando uma pessoa te olha, ela sabe muito bem disso. No entanto, se o seu pescoço estiver muito mais claro ou muito mais escuro que o seu rosto, além de a base ficar perceptível, o resultado pode ser feio. Portanto, caso você tenha o pescoço com uma tonalidade diferente do rosto, sempre opte por um tom mais próximo do pescoço e não do rosto. Nesse caso, vale também o bom senso. Se o pescoço for ligeiramente mais escuro, opte por uma base apenas um tom acima do seu rosto. Se a diferença for muito gritante, opte por uma base mais próxima do pescoço, mas não tão escura quanto o pescoço e iguale depois a cor passando a base também no pescoço. Sim, pode parecer complicado, mas a ideia é fazer um tutorial completo.


6- E a proteção solar das bases?
Proteger o rosto contra os raios ultravioleta é sempre bom. No entanto, muitas bases com proteção solar podem não se sair bem em fotos com flash. Ainda que você escolha a base na tonalidade da sua pele, existem bases com proteção solar que estouram, ou seja, deixam o seu rosto mais claro do que o resto do corpo. Se você não vai ser fotografado, então não se preocupe com isso, mas se você vai usar uma base para ser fotografado, então deve tomar cuidado com esse inconveniente. A solução é simples: depois de passar a base no rosto, tire uma foto com flash. Se não estourar, pode levar a base. Se estourar, você tem duas opções: levar a base e não usá-la para fotografia ou procurar uma outra base que não dê esse efeito. Continue lendo o tutorial, que vamos dar indicações de algumas bases com várias coberturas, para vários tipos de pele e para vários bolsos.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.