Novidades
recent

Passaporte? Como emitir

Foto: Reprodução Internet

Outro dia uma amiga me perguntou sobre a emissão do Passaporte, pois ela vai sair para um cruzeiro e é um documento exigido, assim como para a viagem dos sonhos que ela quer realizar no próximo ano com a filha.
Pensando nisso e sabendo que muitas pessoas ainda não sabem ou tem dúvidas de como o fazer eu trouxe abaixo um passo a passo e onde ir para emitir o documento.

VAMOS LÁ

Siga os passos abaixo para requerer o Passaporte:
1 - Separe os seguintes documentos (originais):
» Certidão de Nascimento (menores de 12 anos sem RG) ou documento de identidade (maiores de 12 anos). São aceitos, nesse último caso, Carteira de Identidade; Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS); Passaporte brasileiro anterior; Carteira Nacional de Habilitação expedida pelo Detran (modelo atual)
» Quem já teve o nome alterado por conta de matrimônio, separação ou divórcio deve ainda apresentar certidão de casamento
» Separe também título de eleitor e comprovante de voto na última eleição (nos dois turnos, se houve) ou certidão de quitação eleitoral. 
» Homens de 18 a 45 anos também devem levar documento que comprove quitação com o serviço militar
» Os naturalizados precisam do certificado de naturalização
» Passaportes anteriores
» CPF do próprio requerente, a partir dos 18 anos de idade, se o número deste não constar no documento de identidade apresentado; de um genitor ou responsável ou documento de identidade que contenha o respectivo número, para menores de 18 anos;
» Em caso de extravio, furto ou roubo do passaporte anterior, preencher e apresentar a Comunicação de Ocorrência com Documento de Viagem
» Comprovante bancário de pagamento da Guia de Recolhimento da União (GRU). O boleto de GRU será gerado automaticamente após o preenchimento do formulário de solicitação de passaporte pela internet, sendo imprescindível o CPF do requerente ou do seu responsável, se for o caso. 

2 - Entre no site do Departamento de Polícia Federal e clique em Requerer Passaporte. Preencha os campos solicitados como nos documentos originais.

3 - Pague a GRU, que será gerada após o término do preenchimento do formulário. Lembre-se de levar o comprovante ao ir para o posto de atendimento agendado. 


4 - O andamento da solicitação pode ser consultado no site da Polícia Federal


» O viajante pode consultar todos os endereços das embaixadas brasileiras no exterior por meio do site www.itamaraty.gov.br, no link O Brasil no exterior.

Fonte: Polícia Federal

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.