Novidades
recent

Refresque seu paladar! Receitas super práticas para ajudar a aliviar o calor.

culinaria-sobremesas-geladas-sorbet-de-manga-capaEsse calor está de matar, não é? Com os termômetros atingindo valores estratosféricos, todo mundo só fica com vontade de enfiar a cabeça no freezer, bebendo sucos ou tomando sorvete. Mas aí o que você vai ganhar será um belo resfriado – e ficar resfriado no verão é a pior sensação do mundo:P
Tenho aqui a solução para você – e, vamos combinar, que solução deliciosa! Não há nada melhor que provar uma sobremesa gelada depois daquele almoço caprichado. Além de saborosas, as receitas abaixo contêm poucas calorias – ou seja, doces superleves que combinam com a leveza das refeições de verão. Vamos a elas:
Sorbet de manga
O nome pode ser parecido, mas a pouca gordura do sorbet bate o sorvete, feito com leite ou creme de leite – os industrializados podem levar até mais gordura. O sorbet costuma ter como base água e frutas. Aqui utilizamos manga – bem tropical e bem verão –, mas você pode escolher a de sua preferência. O preparo desta receita é rápido; o que demora mesmo é esperar o sorbet ficar na textura do sorvete. Duas bolas contêm 262 calorias e 6 gramas de gordura.
Você vai precisar de:
125 g de açúcar refinado
Suco de 1/2 limão
500 g de mangas em calda escorridas
2 colheres (sopa) de leite de coco
2 claras
Para decorar:
4 colheres (chá) de coco ralado ou desidratado
1 Coloque o açúcar e 250 ml de água numa panela pequena e leve a mistura para ferver, mexendo sempre, até o açúcar se dissolver. Reduza o fogo e cozinhe por 5 minutos, para fazer uma calda. Esprema o limão e deixe descansar por 15 minutos, para esfriar.
2 Leve a calda, a manga em calda e o leite de coco ao processador de alimentos ou mixer para fazer cerca de 800 ml de sorbet. Coloque a mistura num recipiente que possa ir ao freezer, cubra e congele por 2 horas, ou até que esteja firme.
3 Quando a mistura de manga estiver congelada, bata as claras até o ponto de neve. Raspe a mistura de manga com um garfo para formar cristais, então use um batedor para incorporar as claras, certificando-se de que estejam bem misturadas. Deixe o sorbet no freezer por 1 hora e meia.
4 Retire o sorbet do freezer e mexa novamente. Pressione-o com uma espátula e volte ao freezer por mais 1 hora, ou até que esteja firme.
5 Sirva o sorbet com waffle e chantili, biscoitos ou acompanhado de outras frutas. Se sobrar, ele pode ser mantido no freezer por até três meses.
Raspadinha de groselha
Nada é mais refrescante que uma raspadinha. De textura cristalizada, ela garante uma sobremesa muito elegante e fácil de preparer, além de light: esta versão não contém gordura. Experimente servir em copos ou taças de formatos diferentes e enfeite com frutas e ervas. Cada porção fornece 215 calorias. Uma dica: se não encontrar groselhas, experimente fazer com o concentrado vendido nos supermercados (mas diminua a quantidade de açúcar). Você também pode usar uvas sem caroço.
Você vai precisar de:culinaria-sobremesas-geladas-raspadinha-de-groselha
450 g de groselhas sem o cabo
150 g de açúcar
200 ml de vinho Moscatel
1 colher (sopa) de suco de limão
1 Coloque as groselhas numa panela com açúcar e 300 ml de água. Deixe ferver, então tampe e cozinhe em fogo baixo por 25 minutos, ou até que a fruta esteja bem macia.
2 Transforme a polpa da groselha em purê no processador de alimentos – descarte as sementes – e deixe-as escorrer numa peneira fina. Misture o purê escorrido com o vinho e o suco de limão e deixe esfriar.
3 Transfira a mistura já fria para um recipiente que possa ir ao freezer, cubra e congele por 1 hora.
4 Use um garfo para soltar e misturar ao líquido quaisquer cristais de gelo que tenham se formado ao redor do topo e da base; cubra novamente e volte ao freezer por mais 4 horas, misturando a cada hora. Sirva a raspadinha em copos, assim que estiver pronto.

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.