Novidades
recent

Culinária - Sacolé para refrescar

sacoleO verão chegou com tudo! Os termômetros estão batendo todos os recordes de temperatura e a sensação térmica em algumas cidades está batendo os 50o C. É em dias como esses que um sacolé geladinho se equipara à visão de um oásis no deserto.
Daí vem aquela parte da memoria que fala.. EI LEMBRA DO SACOLÉ (NO SUL É JUJÓIA RS), ele refresca, faz um bem danado, é barato e o melhor ... DURA MAIS QUE UM PICOLÉ... hahahahahaha
É muito fácil fazer seu próprio sacolé: ele é basicamente um suco superconcentrado de frutas congelado num saquinho. Isso o torna uma opção muito mais saudável e barata que os picolés industrializados, repletos de açúcar, aromatizantes e corantes. Você pode escolher a fruta de sua preferência e preparar o sacolé a seu gosto: diluído em água ou não, adoçado ou não… E se a ideia de morder o saquinho não for muito do seu agrado, você pode colocar o suco concentrado em forminhas de picolé e terá verdadeiros picolés caseiros!
 Sacole_picole_caseiros
Para quem quiser saborear um tradicionalíssimo sacolé – também conhecido Brasil afora como dindin, geladinho, gelinho e chup-chup – seguem as receitinhas básicas que a minha sogra faz. Quer aprender?

Sacolé de coco

1 litro de leite fervido
300 g de coco fresco ralado
3 colheres de sopa de açúcar (ou a gosto)
Para fazer o sacolé, basta misturar todos os ingredientes. Prove para ver se a quantidade de açúcar está a seu gosto. Você também pode trocar o açúcar por leite condensado… Humm… Mas se você quiser uma versão mais light (como a que a minha sogra faz!), use pouco açúcar. Ela também faz questão de usar o coco fresco, que é muito mais gostoso que as variedades industrializadas e não tem adição de açúcar. Antes de colocar nos saquinhos, espere a mistura esfriar e não encha demais, para que consiga amarrar a ponta. Leve ao freezer até que esteja congelado. O rendimento é de aproximadamente 10 sacolés.

Sacolés de frutas: abacaxigoiabamorangolaranja

1 litro de água ou de água de coco
500 g da fruta de sua preferência (descascada e sem sementes)
Açúcar a gosto
Bata a fruta com a água ou a água de coco no liquidificador. Você pode adequar a quantidade de água para fazer o suco mais ou menos concentrado, segundo seu gosto. O ideal é que não fique nem muito aguado e nem muito grosso. O mesmo vale para o açúcar: o melhor seria nem utilizá-lo, mas se as frutas não estiverem tão doces, vale adicionar só um pouquinho. Em seguida, coloque o suco concentrado nos saquinhos e leve ao freezer para congelar.
Você ainda pode usar a imaginação e fazer misturas deliciosas, como abacaxi com hortelã, laranja com acerola, morango ao leite… Depois é só morder a pontinha do sacolé e curtir no calor do verão!

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.