Novidades
recent

A Importância de se alimentar a cada 03 horas


Você provavelmente já ouviu de médicos ou nutricionistas que não devemos pular refeições ou passar muito tempo sem forrar o estômago. Não é balela. O conselho vale ouro principalmente para quem deseja emagrecer, pois o jejum propicia o acúmulo de gordura abdominal, já que o organismo começa a poupar energia. Consequentemente, começa o processo de perda dos músculos, porque existe um pouco de glicose armazenada neles, e o metabolismo cai. “A gordura é sempre a última reserva a ser usada pelo corpo, porque ele a entende como proteção contra impactos, preenchimento entre os órgãos e isolante térmico”, explica a nutricionista Deborah Torci.
Alimentar-se a cada três horas é o primeiro passo para a reeducação alimentar, mas esse tempo não precisa ser cronometrado: a regra é não passar de quatro horas. “Demoramos cerca de duas horas para digerir os alimentos; isso significa que o organismo já pode ficar sem energia uma hora após a digestão. Além disso, ele começa a manifestar os sinais de hipoglicemia [queda de concentração de glicose no sangue], como diminuição da concentração, fraqueza, sonolência, tontura e até tremores”, explica a profissional. O ideal é fazer lanches intermediários para manter o metabolismo acelerado e controlar o apetite.
Se você sentir fome antes desse período, não se desespere! Isso é possível, sobretudo se a refeição anterior foi muito leve e não contou com carboidratos. “Pode comer um pouco antes, pois ter fome não é um bom sinal. Só não está permitido beliscar o dia inteiro”, ressalta Deborah. Mas muito cuidado com essa comidinha salvadora: não opte por chocolate, bolacha recheada, coxinha ou pão de queijo, mas sim por algo nutritivo, que forneça energia e substratos para a conservação dos músculos.
Para maior saciedade ao longo do dia, Deborah recomenda combinar carboidratos com proteínas ou gorduras monoinsaturadas e poli-insaturadas. Exemplos:

– 1 fruta + 2 castanhas-do-pará
– Iogurte natural com granola
– 2 torradas integrais com requeijão light
Nunca se alimente apenas com carboidrato, pois há o risco de gerar pico de glicemia, não satisfazer a fome e ainda acumular gordura corporal. Confira, abaixo, o resumo dos maiores benefícios de investir em uma alimentação regrada a cada três horas:

1.Manter o metabolismo acelerado.
2.Evitar a perda de massa magra – composta por músculos, órgãos vitais, ossos e líquidos corporais, ou seja, tudo que não for massa gorda (gordura).
3.Combater a compulsão alimentar e o ataque a doces.
4.Reduzir o armazenamento de gordura.
5.Diminuir o apetite para a próxima refeição, evitando o consumo de grandes quantidades.
Conteúdo produzido e validado pela Editora Abril

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.