Novidades
recent

Efeito photoshop: dicas para acabar com a oleosidade da pele do rosto

DICAS PARA DAR UM FIM À OLEOSIDADE (Foto: FLORIAN SOMMET/FOLIO)
Florian Sommet/Folio


Quem sofre coma oleosidade no rosto sabe como é difícil driblar o problema. Com excesso de brilho, esse tipo de pele também apresenta com frequência poros dilatados, cravos e espinhas, principalmente na zona T (testa, nariz e queixo). 

Apesar de ser determinada geneticamente ou por alterações hormonais – que estimulam a produção das glândulas sebáceas –, a característica piora se somada ao calor, dieta rica em gorduras e uso de cosméticos pesados e oleosos. “Diferente do que parece, quem lava ou esfrega demais o rosto com o objetivo de remover a camada gordurosa pode estimular a produção de óleo e sofrer comum efeito rebote

Tomar sol para secar as espinhas é outro erro comum, pois após um tempo o hábito obstrui o folículo e propicia a formação de novos comedões”, explica Abdo Salomão, dermatologista de Belo Horizonte.

 

CUIDADOS DIÁRIOS
 
Em casa, a regra básica é apostar em produtos livres de óleo e com ativos que removem e controlam a oleosidade sem irritar a pele
Os mais recomendados são a melaleuca (remove impurezas e é antisséptico), os ácidos tartárico e salicílico (exfoliam e desobstruem os poros), hamamélis e mentol (ação anti-inflamatória) e os derivados de zinco (regulam a oleosidade). 
Lave o rosto com um sabonete específico pela manhã, à tarde e antes de dormir. Finalize com um tônico, que regula o pH da região, refresca e reduz o brilho. 
Se apresentar espinhas, use produtos secativos à base de triclosan e ácido salicílico: eles cicatrizam e recuperam a pele”, diz Daniela Pimentel, dermatologista da Clínica Ephesus, em São Paulo. Exfoliantes estão liberados uma vez por semana, desde que tenham partículas pequenas. 
Por fim, preste atenção na escolha de outros itens de beleza, como cremes anti-idade, hidratantes, filtros solares e maquiagens. “Opte por fórmulas livres de óleo e com texturas suaves, como loções, géis e séruns, para não entupir os poros”, completa a médica.


CAMUFLAGEM EXPRESS
 
Além do ritual de limpeza, truques e produtos-chave ajudam a mascarar o problema em poucos minutos. Para começar, opte por uma máscara facial de argila verde, uma ou duas vezes por semana. Ela regula a oleosidade e deixa uma sensação refrescante de limpeza no rosto. “É o chamado ‘efeito Cinderela’. 
Se quiser, coloque o frasco na geladeira por alguns minutos antes de aplicar. A temperatura fria ajuda a contrair os poros dilatados, além de desinchar”, ensina Daniela Pimentel. 
Outro bom aliado antes da maquiagem é o primer, que proporciona acabamento mate, textura aveludada e faz o make durar mais. “Em seguida, espalhe uma camada de pó solto mineral em todo o rosto, que não entope os poros ou causa alergia”, diz a dermatologista.


Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.